Lançamento: kit com luva da Coleção Plantas Daninhas

A coleção organizada pelo Prof. Dr. Kassio F. Mendes recebe lançamento especial: um kit com luva exclusiva!

Em 2022, o engenheiro agrônomo Prof. Dr. Kassio Ferreira Mendes lançou os dois primeiros volumes da Coleção Plantas Daninhas, junto ao Prof. Dr. Antonio Alberto da Silva, tratando a biologia e o manejo das plantas daninhas, e os herbicidas, respectivamente, este último sendo o livro mais atual e completo sobre a ciência aplicada de herbicidas.

Essas obras trouxeram os mais novos dados quanto ao manejo e controle das plantas daninhas, auxiliando os produtores ao trazer conteúdos como os estudos experimentais de competição e interferência de plantas daninhas nas culturas, e a resistência de plantas daninhas a herbicidas.

E neste ano, a Coleção Plantas Daninhas foi concluída com o livro sobre avanços tecnológicos, onde é tratado as diversas tecnologias modernas para controle dessas plantas, sem perder de vista o ideal objetivo do produtor: manter a produtividade da cultura de interesse e controlar a presença das ervas daninhas de maneira mais sustentável.

Após a publicação desses três volumes tão relevantes quando falamos sobre o manejo de plantas daninhas, em especial sobre as últimas atualizações que vem ocorrendo, agora a editora disponibiliza o Kit Plantas daninhas: biologia e manejo, herbicidas e avanços tecnológicos, com a coleção completa em uma luva, a qual pode ser adquirida através de nossa livraria técnica online.

Banner lançamento "Kit Plantas daninhas: biologia e manejo, herbicidas e avanços tecnológicos", da Editora Oficina de Textos

A Coleção Plantas Daninhas

Em cinco capítulos, a abertura do kit, Plantas daninhas – Vol. 1: biologia e manejo reúne informações imprescindíveis para o controle destas espécies, relatando estudos experimentais de competição, interferência de plantas daninhas nas culturas, descrevendo a alelopatia e os levantamentos fitossociológicos, além de todos os métodos de manejo das plantas daninhas utilizados na agricultura.

Dando continuidade, Plantas daninhas – Vol. 2: herbicidas configura-se como material de apoio completo, através do olhar aprofundado para a resistência de plantas daninhas a herbicidas e a ciência da aplicação de herbicidas em território nacional. O leitor fica por dentro das discussões mais atuais sobre o tema das plantas daninhas, conforme elaborada por profissionais de ponta da área.

Encerrando o ciclo, Plantas daninhas – Vol. 3: avanços tecnológicos explora algumas temáticas mais recentes dessa área. Em cinco capítulos, Kassio detalha o fenômeno de hormese nas plantas, o desenvolvimento de culturas geneticamente modificadas (GM) resistentes a determinados herbicidas, as possibilidades de interação e mistura de herbicidas e outros compostos para aprimorar o controle de ervas daninhas, e o uso da agricultura de precisão para mapear as plantas daninhas nas culturas e particularizar o seu manejo, além de também apresentar as diferentes formas de remediação de solos contaminados por herbicidas.

Confira nossas entrevistas com o autor sobre o volume 1, e o volume 3 deste kit tão importante para os profissionais da academia, professores e estudantes de graduação e pós-graduação que atuam nessa parte de avanços tecnológicos.

Sobre o autor Kassio Ferreira Mendes

Kassio Mendes é Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2011); Mestre em Agronomia (Produção Vegetal), pela Universidade Federal de Viçosa (2013); Pós-Doutor (2019) e Doutor (2017) em Ciências – Energia Nuclear na Agricultura (Química na Agricultura e no Ambiente) pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Universidade de São Paulo com sanduíche na University of Minnesota – USA (2016). Atualmente, é Professor Doutor na Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) da USP.