Plantio e colheita de macaúba é tratado em obra inédita

Em pré-venda, o livro organizado por Sérgio Yoshimitsu Motoike e Thomas Hilger, “Macaúba: do plantio à colheita” reúne conhecimentos sobre a palmeira nativa brasileira, para os interessados em seu cultivo.

Na vastidão dos biomas brasileiros, uma palmeira nativa se destaca não apenas pela imponência e pela beleza, mas também por seu potencial transformador: a macaúba. Versátil e com abundância de frutos, a macaúba tem despertado o interesse de pesquisadores, agricultores e ambientalistas como uma alternativa de cultivo promissora.

Amigável a uma lógica de produção integrada e multifuncional, a macaúba pode conviver harmoniosamente com outras culturas e espécies florestais. Ao explorar o potencial econômico e ambiental dessa palmeira, abrimos caminho para uma agricultura mais sustentável e resiliente, capaz de conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação dos recursos naturais.

Nesse contexto, patrocinado pela Acro Alliance, de autoria de Sérgio Yoshimitsu Motoike e Thomas Hilger, o livro Macaúba surge como seu estado da arte abrangente, com informações, pesquisas e práticas inovadoras relacionadas a essa espécie tão promissora, explorando sua diversidade genética, biologia peculiar e capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Botânica, origem, reprodução, melhoramento genético, nutrição mineral e muito mais — em 11 capítulos, o livro explora todos os aspectos que fazem da macaúba uma espécie singular e estratégica para o desenvolvimento agrícola sustentável.

Com uma análise minuciosa de todas as características da macaúba, esta obra é uma fonte inestimável de conhecimento para pesquisadores, agricultores e todos aqueles interessados no cultivo e no aproveitamento sustentável dessa planta.

Pré-venda promocional

A obra encontra-se em pré-venda promocional, com 20% de desconto!

Você pode adquiri-la em nossa livraria técnica online.

Confira o sumário clicando aqui.

Capa do livro “Macaúba: do plantio à colheita”, publicação da Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Macaúba: do plantio à colheita”, publicação da Editora Oficina de Textos em pré-venda

O uso da macaúba

Conforme a apresentação da obra, realizada por Maurício Antônio Lopes, ex-presidente e pesquisador da Embrapa, amplamente dispersa pelo território brasileiro, a macaúba foi utilizada durante milênios pelos povos pré-colombianos, que dela aprenderam a extrair e utilizar múltiplos produtos e funcionalidades.

Os óleos da polpa e da amêndoa são especialmente nobres, ricos em ácidos graxos aplicáveis às indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, química e energética. Além de serem componentes importantes da nossa dieta, os óleos vegetais com propriedades especiais são ingredientes renováveis de baixo custo que agregam valor a uma grande diversidade de produtos industrializados.

Com a crise climática, que pressiona praticamente todos os setores da economia na direção da descarbonização e com aumento na demanda por fontes renováveis de energia e produtos sustentáveis, a macaúba emerge como uma alternativa extremamente promissora. Além dos óleos para múltiplos usos, ela fornece biomassa para energia e outros subprodutos valiosos.

Sua capacidade de adaptação a diferentes condições climáticas e solos a torna uma opção atraente para sistemas agroflorestais, sistemas integrados de lavoura, pecuária e floresta, além da recuperação de áreas degradadas.