Gabriel Jubé Uhlein
Geólogo formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em 2011. Mestrado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014) em Geologia Regional com ênfase em sedimentologia, estratigrafia e proveniência sedimentar. Nesse período, realizou estágio de pesquisa na Université du Québec à Montréal, Canadá (Laboratório Geotop), tendo trabalhado com isótopos de carbono, oxigênio, estrôncio, neodímio e litoquímica de calcários.
Doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017) em Geologia Regional com foco em sedimentologia, estratigrafia de sequências e quimioestratigrafia (litoquímica de calcários e folhelhos, COT, enxofre total e isótopos de carbono e oxigênio).
Desde 2016 é colaborador do projeto internacional Sedimentary Geochemistry and Paleoenvironments Project (Stanford University, EUA). Em 2022 cursou o Flügel Course de petrografia de rochas sedimentares carbonáticas na Friedrich-Alexander Universitat Erlangen-Nurnberg, Alemanha.
Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Geologia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais. Áreas de pesquisa: Estratigrafia e Quimioestratigrafia (metais traços, elementos terras raras e isótopos estáveis) de bacias pré-cambrianas e fanerozoicas com o intuito de reconstruiur as condições físico-químicas de deposição e diagênese e suas variações no tempo.
Possui especial interesse em processos biogeoquímicos e seus registros sedimentares e diagenéticos, usando ferramentas geoquímicas elementares e isotópicas variadas para identificação e interpretação. Conta com a colaboração uma ampla rede de pesquisadores nacionais e internacionais de diferentes instituições.