Destaques do livro “Perícia e auditoria de obras públicas”

Confira os pontos inéditos do livro de estreia do Eng. Raul Omar O. Dantas, que se destaca por apresentar a prática da perícia e auditoria de obras públicas.

Você sabe qual é o passo a passo para a realização de perícia e auditoria em obras públicas? Mesmo com livros já publicados com o tema, há uma lacuna nacional quando falamos sobre como realizar esse processo tão relevante para o engenheiro em campo.

Assim surge o lançamento Perícia e auditoria de obras públicas, de Raul Omar de Oliveira Dantas, publicado pela Editora Oficina de Textos. Com seu conteúdo único e destaques, a obra se destaca por abordar cada uma das etapas da execução da perícia em obras públicas, tópico pouco tratado em livros do assunto.

Conteúdo inédito sobre auditoria de obras públicas

Um dos pontos positivos deste livro, e que o torna relevante para os profissionais da área, além de o distinguir dos demais, são suas temáticas originais, como:

Abordagem detalhada

O livro traz um conteúdo inédito e aprofundado sobre os elementos essenciais na elaboração de licitações para obras de engenharia, oferecendo um guia prático para profissionais que lidam direta ou indiretamente com obras de engenharia na Administração Pública, tratando o detalhamento e abordagem detalhada dos elementos essenciais na elaboração de licitações de obras de engenharia.

Orientativo prático

O orientativo prático no recebimento provisório e definitivo de obras de engenharia com referências às principais abordagens práticas é um guia prático e orientativo para o recebimento provisório e definitivo das obras de engenharia, com referências detalhadas sobre os principais requisitos técnicos a serem avaliadas nas diversas etapas construtivas.

Aplicações Práticas de Exemplos sobre Sobrepreço e Superfaturamento

O livro inclui aplicações práticas e exemplos específicos sobre como identificar e evitar sobrepreço e superfaturamento nas obras públicas, temas críticos para a transparência e eficiência na gestão de recursos, fundamentado em doutrinas e especificações do IBRAOP.

Rotinas de Auditoria de Obras Públicas

A obra descreve rotinas de auditoria de obras públicas, incluindo etapas técnicas necessárias para uma avaliação financeira, legal e qualitativa, proporcionando um manual prático e detalhado para auditores e gestores.

Destaques da obra

Ademais, fora seu conteúdo inédito, a obra persiste a diferir-se quando analisamos seus pontos fontes, outro ponto do livro que também merece destaque, visto o empenho para o alinhamento do conteúdo com estes pontos, com tamanha cautela e dedicação, a fim de que os leitores recebam o melhor material.

Linguagem simplificada

O livro foi escrito com uma linguagem acessível e direta, permitindo que leitores de diferentes níveis de conhecimento compreendam facilmente os conceitos abordados. Isso facilita a absorção das informações e a aplicação prática do conteúdo.

Exemplos práticos

A inclusão de exemplos práticos permite ao leitor visualizar a aplicação dos conceitos teóricos em situações reais. Isso é crucial para entender como as normas e procedimentos são implementados no dia a dia.

Elementos teóricos fundamentados por acórdãos do TCU

A fundamentação teórica é reforçada por acórdãos do Tribunal de Contas da União (TCU), proporcionando uma base sólida e confiável para as práticas recomendadas no livro.

Segmentação de acórdãos do TCU

Os acórdãos do TCU são segmentados de acordo com as principais temáticas abordadas no livro, facilitando a consulta e a compreensão das decisões que impactam diretamente as licitações e contratos de obras públicas.

Desmistificação entre projeto básico e executivo

O livro aborda e esclarece as diferenças entre projeto básico e projeto executivo, conceitos muitas vezes confusos para os profissionais da área, proporcionando uma compreensão clara e prática das suas respectivas funções e aplicações.

Detalhamento de conteúdos mínimos de anteprojeto, projeto básico e executivo

Seguindo as diretrizes do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (IBRAOP), o livro detalha os conteúdos mínimos necessários para cada fase do projeto, garantindo conformidade e qualidade nas licitações e execuções das obras.

Abordagem conceitual sobre orçamento de obras públicas e seus principais fundamentos

A obra traz uma visão abrangente sobre como elaborar e gerenciar orçamentos de obras públicas, abordando os principais fundamentos que orientam essa atividade crucial para a eficiência das contratações públicas.

Exemplificação prática de BDIs referenciais para a administração pública

O livro apresenta exemplos práticos de Benefícios e Despesas Indiretas (BDIs) referenciais, orientando a administração pública na correta aplicação e interpretação desses índices nos orçamentos das obras.

Matrizes referenciais de custos

Se aborda no livro conceitos básicos das matrizes de custos referenciais para a contratação pública de obras de engenharia.

Análise sobre garantias e durabilidade das edificações

A obra aborda temas essenciais como garantias e durabilidade das edificações, aspectos fundamentais para assegurar a qualidade e longevidade das construções públicas.

Conteúdo atualizado com a nova Lei de Licitações 14.133/2021

Este livro oferece uma análise atualizada conforme os novos requisitos legais, assegurando que o leitor esteja em total conformidade com a legislação vigente.

Além disso, faz a ponte com conceitos fundamentais de acórdãos e outras referências da antiga lei de licitações, que ainda são relevantes para exemplificar e ilustrar entendimentos, doutrinas e jurisprudências.


A obra está em pré-venda até o dia 16/07, com 20% de desconto em nossa livraria técnica!

Confira o sumário aqui.

Capa do livro "Perícia e auditoria de obras públicas", publicação da Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Perícia e auditoria de obras públicas”, publicação da Editora Oficina de Textos

Sobre o autor Raul Omar de Oliveira Dantas

Raul Omar de Oliveira Dantas é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e pela Universidade do Missouri (Missouri, EUA), o engenheiro Raul Omar possui mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto, pela UFRN.

É reconhecido como especialista em Avaliações e Perícias de Engenharia pela Universidade Paulista (UNIP-SP) e em Estruturas de Fundações em Concreto pela Universidade Cidade de São Paulo (UNICID-SP).

Raul atua há mais de uma década como engenheiro perito no Ministério Público do Rio Grande do Norte, onde liderou a elaboração de mais de 300 laudos periciais de engenharia. Seus trabalhos abrangem auditorias, laudos estruturais, avaliações econométricas e vistorias cautelares, consolidando sua reputação como um profissional versátil e altamente qualificado.