As lajes treliçadas constituem uma tipologia de laje amplamente empregada no Brasil, com sucesso, há décadas, nos mais diversos tipos de construções. De obras residenciais a projetos de infraestrutura e obras de arte especiais, as soluções treliçadas representam uma consolidação de tecnologias que combinam eficiência, economia e facilidade construtiva.
Projeto e execução de lajes treliçadas, obra dos engenheiros Leandro Dias Küster, Artur Lenz Sartorti e Itamar Vizotto, aborda desde conceitos básicos, materiais, durabilidade e fabricação de elementos treliçados até sistemas estruturais, ações e esforços solicitantes, critérios de dimensionamento, estados-limites últimos e de serviço, cálculo do escoramento e práticas construtivas.
Para que tenham um comportamento estrutural seguro e funcional, é vital haver um projeto de qualidade, que, para ser elaborado, obrigatoriamente exige conhecimento para a correta definição dos materiais e das ações, uso de um modelo estrutural adequado, dimensionamento à flexão e ao cisalhamento segundo as prescrições normativas, e atendimento dos requisitos construtivos necessários, informa Alio Ernesto Kimura, na apresentação deste livro.
Atualizado conforme a NBR 6118/2023, o livro oferece uma visão abrangente e prática das lajes treliçadas e de suas aplicações, trazendo exemplos completos de pavimento em laje maciça treliçada, laje nervurada com vigota treliçada, laje treliçada mesa dupla e laje lisa com vigota treliçada.
Este livro foi motivado pela ausência de material técnico específico, bem como por pedidos e sugestões de colegas ao longo dos anos.
Destaca-se que não havia no mercado nacional um livro que tratasse sobre o assunto na abrangência e na profundidade aqui realizadas.
Portanto, a missão de compartilhar conhecimento reflete a relevância desta publicação, destinada a estudantes e profissionais da Engenharia de Estruturas.
Leandro D. Küster, Artur L. Sartorti e Itamar Vizotto
Eficiência estrutural
As soluções estruturais presentes no mercado da construção civil são desenvolvidas e aprimoradas por critérios de eficiência estrutural, custo e características executivas. Esse tema, considerando as possibilidades de lajes com o emprego de armadura treliçada, pode ser melhor entendido quando olhamos esse cenário pelo prisma dos nichos de mercado para obras de pequeno, médio ou grande porte, formatadas pelas seguintes tipologias de obras: residenciais uni e multifamiliares; comerciais; industriais; de infraestrutura; e obras de arte especiais.
Por outro lado, pensando no elemento estrutural laje, de maneira genérica, têm-se duas grandes famílias (lajes maciças e lajes nervuradas), que se desdobram em inúmeros sistemas estruturais/construtivos, empregando convenientemente armaduras de aço, podendo ser em formato de fios, barras, telas, treliças e cordoalhas ou a combinação desses elementos, conforme análise e projeto, com aplicação em estruturas moldadas in loco, pré-moldadas ou combinações de ambas.
Lajes com armaduras treliçadas não esgotam o estado da arte nas técnicas de construir, mas representam um grande avanço nas curvas de crescimento e consolidação de tecnologias que combinam eficiência, economia e praticidade construtiva.
Saiba mais sobre Projeto e execução de lajes treliçadas
Segundo os autores, os Engenheiros Sartorti, Vizotto e Küster, o objetivo da obra é apresentar os sistemas construtivos de lajes que empregam armadura treliçada soldada por eletrofusão, com a exposição de suas etapas de projeto, teorias e exemplos.
Para tanto, foram abordadas as principais características de cada sistema, os critérios de dimensionamento, as etapas de verificações e o detalhamento executivo, destacando-se algumas novidades apresentadas no conteúdo do livro, devidamente atualizado e contextualizado conforme a norma técnica NBR 6118 (ABNT, 2023), tais como:
- ábacos para o pré-dimensionamento de lajes treliçadas;
- desenvolvimento do coeficiente Kx, referente aos quinhões de carga, útil para o cálculo de flechas estimadas em lajes treliçadas bidirecionais;
- critérios de cálculo para lajes sob condições de aplicações semiportantes (determinação do espaçamento entre linhas de escora) e autoportantes;
- roteiro passo a passo para a execução das soluções estruturais/construtivas abordadas;
- projetos compreendendo cálculo, verificações e detalhamento de exemplos de um pavimento, nos diversos sistemas estruturais;
- detalhes e práticas construtivas dos sistemas treliçados.
Confira o sumário da obra clicando aqui.
O livro conta com patrocínio das empresas Armação Treliçada | Grupo PUMA e Faulim, e apoio institucional da ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto) e UNASP.
Capa do livro “Projeto e execução de lajes treliçadas“, lançamento da Editora Oficina de Textos
Sobre os autores
Artur Lenz Sartorti é engenheiro civil pelo Unasp (2005), mestre em estruturas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, 2008) e doutor em estruturas pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP, 2015). Atualmente é sócio da Küster & Sartorti Engenharia e professor de estruturas do Unasp.
Itamar Vizotto é engenheiro civil pela Unicamp (1988). É especialista em lajes treliçadas, atuante no desenvolvimento de mercado, sistemas estruturais, tecnologia, normas técnicas ABNT CB-18, catálogos e manuais técnicos.
Participou no desenvolvimento de lajes treliçadas bidirecionais e soluções treliçadas autoportantes, projetou e coordenou centenas de obras em soluções de lajes treliçadas para todos os nichos de mercado e soluções estruturais abordadas no livro.
Leandro Dias Küster é engenheiro civil pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp, 2010), mestre em estruturas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 2015) e doutor em estruturas pela UFSCar (2021). Trabalhou como engenheiro de estruturas na Iltruk e na Vertiko. Coordenou as pós-graduações em estruturas do Unasp (2019-2022). Atualmente é sócio da Küster & Sartorti Engenharia e professor de estruturas no Unasp.