Com o tema das encostas ganhando destaque, especialmente em razão das tragédias que ocorreram nos últimos anos em todo o país, José Antonio Urroz Lopes atualiza sua obra sobre a dinâmica desses fenômenos, abordando desde uma visão macro, relacionada à crosta terrestre e seus processos de elevação, erosão e sedimentação, até os fatores mais locais que moldam as encostas, como intemperismo, movimentos de massa, remoção da vegetação e os impactos das ocupações humanas.
Ao combinar conteúdo teórico com exemplos práticos, Encostas: evolução, equilíbrio e condições de ocupação analisa a estabilidade das encostas com base nos sistemas de forças atuantes e na resistência dos materiais. O autor também considera as consequências da degradação desses parâmetros de resistência e os eventos que podem desencadear movimentos de massa.
Integração de conhecimentos
Um dos destaques é a discussão sobre a inter-relação entre Geomorfologia e Geotecnia, que é discutida pelo autor desde a primeira edição da obra. Lopes analisa como essas áreas se complementam na análise do comportamento das encostas, oferecendo uma visão abrangente e completa, crucial para a prevenção de desastres e para a realização de obras de engenharia mais seguras.
Impactos dos recentes eventos envolvendo encostas
Desde a primeira edição da obra, especialmente em 2022, o Brasil passou por diversos eventos extremos, que afetaram milhares de brasileiros. Assim, mantendo-se atual, o autor apresenta um panorama dos desastres relacionados a encostas, debatendo a relevância de políticas públicas e de gestão urbana para mitigar os impactos dessas tragédias.
O interesse do autor em promover essa reflexão é fundamental para entender o papel da ação humana como fator desencadeador de deslizamentos.
Gestão das encostas
Com a nova edição de Encostas, Lopes reafirma a importância de um olhar integrado sobre as questões ambientais e sociais, convidando profissionais, estudantes e interessados a refletirem sobre a convivência com esse fenômeno natural. Esta obra é uma contribuição valiosa para a formação de um conhecimento mais sólido e responsável na gestão das encostas.
Material complementar
A fim de manter uma quantidade de páginas parecida com sua versão original, o livro tornou-se “híbrido”, pois, a seção “Legislação brasileira disciplinadora da ocupação de encostas urbanas”, presente na edição original, foi substituída por uma versão simplificada no livro físico. O original desta seção está disponível digitalmente na página do livro no site da Editora.
Em lançamento, é possível adquirir o livro através de nossa livraria técnica Ofitexto!
Confira o sumário do livro aqui.
Capa do livro “Encostas: evolução, equilíbrio e condições de ocupação – 2ª ed.”, publicação da Editora Oficina de Textos