Oficina de Textos no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Enfocado na união de academia, empresas e profissionais de geologia, a participação da Oficina de Textos no congresso de geologia deste ano contou com lançamentos inéditos e relevantes para a área.

O munícipio de Belo Horizonte foi palco do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, especificamente no Centerminas Expo, dos dias 13 a 17 de outubro; uma semana inteira repleta de conteúdo, palestras e estandes voltados para as mais diversas áreas de Geologia.

A Oficina de Textos participou de todos os dias do evento, com dois lançamentos na programação, que foram um sucesso, e chamaram a atenção do público.

Sedimentologia pela primeira vez em português

Na segunda-feira (14/10), o segundo dia de evento contou com o lançamento de Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares, de autoria dos professores da UFMG, Alexandre Uhlein e Gabriel Jubé Uhlein.

Pai e filho, os professores Gabriel Jubé Uhlein (esquerda) e Alexandre Jubé Uhlein (direita) no lançamento do livro “Sedimentologia” no CBG 2024

Filho e pai, os professores Gabriel Jubé Uhlein (esquerda) e Alexandre Uhlein (direita) no lançamento do livro “Sedimentologia” no CBG 2024

Os que estavam presentes, além de ouvir os autores falando sobre a obra, conseguiram autografar seus exemplares deste livro que é um marco para a Geologia nacional, visto que não havia material em português até sua publicação.

Os autores Alexandre Uhlein e Gabriel Jubé Uhlein autografando os exemplares de “Sedimentologia” no CBG 2024


Geologia econômica para estudantes

No dia dos professores, 15 de outubro, o evento contou com o lançamento da obra Geologia econômica: fundamentos dos processos de formação dos depósitos minerais, do Prof. João Carlos Biondi, que retornou com um novo livro após quase uma década desde a nova edição de Processos metalogenéticos e os depósitos minerais brasileiros.

O Prof. João Carlos Biondi discursando sobre seu livro “Geologia econômica” no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

O Prof. João Carlos Biondi discursando sobre seu livro “Geologia econômica” no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Seu primeiro livro contava com uma linguagem técnica avançada, focado nos processos que geram os minérios, e recebeu mais de duas mil inovações em sua segunda edição, lançada em 2015. Desta vez, o Prof. Biondi utiliza sua expertise para trabalhar a geologia econômica para graduandos, por meio de uma linguagem específica para esse público, fora o uso de diversos esquemas e gráficos para facilitar a compreensão do conteúdo.

Na foto abaixo, o Prof. Biondi é apresentado pelo Prof. Tiago Novo, presidente da Comissão Organizadora do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, que o anunciou com maestria, relatando inclusive a sua relação de ensino com o Prof. Biondi.

Prof. João Carlos Biondi sendo apresentado pelo Prof. Tiago Novo, presidente da Comissão Organizadora do 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Os presentes também contaram com o autógrafo do Prof. Biondi em seus exemplares, tendo um momento para falar com o professor, que possui mais de 40 anos de conhecimento na área de Geologia. Foram tiradas inúmeras fotos com o Prof. Biondi durante todo o evento!