Sedimentologia: uma nova contribuição para a Geologia brasileira

O lançamento do livro “Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares” marca um importante avanço na literatura de Geologia no Brasil, com uma abordagem clara e didática, desmitificando conceitos complexos da sedimentologia e tornando-os acessíveis a todos.

Surgindo em um contexto em que o estudo de Sedimentologia ainda enfrenta desafios na produção de material didático acessível, sobretudo em língua portuguesa, após um trabalho cuidadoso, considerando dúvidas e questionamentos frequentes dos alunos, Alexandre Uhlein e Gabriel Jubé Uhlein, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), oferecem uma visão sistêmica que capacita os estudantes a entender os processos de formação e a dinâmica dos sedimentos, desde sua origem até seu destino final.

Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares elucida os processos de formação, as características e a classificação das rochas e dos ambientes sedimentares. Os capítulos cobrem desde o intemperismo e o ciclo sedimentar até as fácies sedimentares, a origem e a evolução das bacias sedimentares. A obra explica como as rochas sedimentares preservam informações fundamentais sobre a evolução da superfície da Terra e da vida e ajuda o leitor a decifrá-las.

O livro aborda a morfologia e a classificação dos ambientes sedimentares continentais, transicionais e marinhos, complementado por ilustrações didáticas, exercícios de aplicação da teoria com respostas e sugestões de leitura complementar.

Contribuição para a formação acadêmica

Com a escassez de publicações em português sobre Sedimentologia, o lançamento deste livro representa um marco na literatura científica brasileira. A obra não apenas preenche uma lacuna existente, mas também se destaca por sua qualidade e relevância, sendo uma referência para pesquisadores e estudantes em toda a comunidade de Geociências.

Segundo o geólogo Paulo S. G. Paim, responsável pela apresentação do livro, pouquíssimos livros foram escritos em nossa língua para que alunos e professores pudessem utilizar em sala de aula.

Entendo que se trata de um livro didático, bem escrito, de linguagem simples e direta, com conteúdo abrangente e, ao mesmo tempo, profundo e atualizado, que propicia a um aluno de graduação, ou mesmo de pós-graduação, uma bagagem teórica básica e que fornece os fundamentos para que ele possa avançar pelos meandros mais especializados, que foram abordados de forma introdutória neste livro devido a seu amplo escopo.

Paulo S. G. Paim

Exercícios de integração para o estudo de Sedimentologia

Ao final da obra são incluídos exercícios de integração para promover a familiaridade do leitor com a Sedimentologia e uma extensa documentação fotográfica para auxiliar na compreensão dos conceitos abordados.

Sedimentologia é uma leitura fundamental para quem busca compreender a dinâmica da superfície terrestre e as diversas formas de depósitos sedimentares.

Confira o sumário do livro clicando aqui.

Capa do livro “Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares”, publicação da Editora Oficina de Textos sobre o estudo de sedimentos

Capa do livro “Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares”, publicação da Editora Oficina de Textos