“Água na indústria”: segunda edição do livro está em pré-venda!

Clássico sobre água na indústria recebe nova edição, com atualizações de dados, como a pauta de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030.

Água na indústria: uso racional e reúso – 2ªed. oferece estratégias para as indústrias que buscam minimizar problemas de consumo de água e lançamento de efluentes, cada dia mais prementes.

Esta 2ª edição traz as principais inovações em técnicas e tecnologias para o tratamento de água implementadas nas duas décadas desde o lançamento da edição original, como a oxidação fotoquímica e o tratamento biológico com membranas submersas (MBR).

O livro também atualiza dados e referências sobre a situação dos recursos hídricos no Brasil, consumo e demanda e legislação.

Com caráter didático e exemplos aplicados, Água na indústria: uso racional e reúso – 2ªed. traz um panorama abrangente dos problemas e das técnicas de tratamento, desde as convencionais até as mais sofisticadas, como separação por membranas.

Sua inestimável contribuição é o equacionamento claro, objetivo e logicamente encadeado de como enfrentar o desafio de otimizar o uso de água em uma indústria.

Discutem-se ainda o esgotamento do conceito água – recurso ilimitado –, a legislação sobre recursos hídricos e as necessidades e desafios que o tema propõe.

Capa do livro “Água na indústria – 2ª ed.”, publicação da Editora Oficina de Textos está em pré-venda

Sobre os autores de Água na indústria

José Carlos Mierzwa possui pós-doutorado pela Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas de Harvard (2011), livre-docência pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) (2009), doutorado em Engenharia Civil pela USP (2002), mestrado em Tecnologia Nuclear pela USP (1996) e graduação em Engenharia Química pela Universidade de Mogi das Cruzes (1989). Atualmente é Professor Titular e pesquisador da USP.

Jonathan Cawettiere Espíndola é engenheiro ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Engenharia do Ambiente pela Universidade do Porto (Portugal) e pesquisador do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA/IRCWR/USP), desenvolvendo pesquisas sobre gestão integrada de recursos hídricos e tecnologias avançadas de tratamento de água e efluentes.

Ivanildo Hespanhol, in memoriam, possui graduação em Engenharia Civil (1961) e em Engenharia Sanitária (1968) pela USP, mestrado em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley (1972), doutorado em Engenharia Sanitária pela University of California, Berkeley (1975) e doutorado em Saúde Pública pela USP (1968). Foi Professor Titular da USP e Diretor do Centro Internacional de Referência em Reúso de Água (CIRRA/IRCWR/USP).