É destaque do site e das redes sociais da Academia Brasileira de Ciências, a estreia do livro Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica, com lançamento na sede da Academia, no Rio de Janeiro, no dia 20/06, às 11h30. O evento também foi transmitido através do canal da ABC no YouTube.
Banner de divulgação do lançamento do livro “Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica”, da ABC (Foto: Reprodução/Academia Brasileira de Ciências)
O primeiro manuscrito será entregue no evento, pela presidente da ABC, Helena Nader, que passará para Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia & Inovação. Ademais, estarão presentes no evento Glaucius Oliva e Thaiane Oliveira, vice-presidente da ABC para a Regional São Paulo e membra afiliada, respectivamente. O vice-presidente para a Regional Sul, Ruben Oliven, também comparecerá, todavia, virtualmente, dada a situação de emergência enfrentada pelo Rio Grande do Sul.
Além de terem colaborado eficazmente execução da obra, Glaucius, Thaiane e Ruben são coordenadores do Grupo de Trabalho (GT) sobre Desinformação Científica.
Segundo Glauco, o livro surgiu através de um relatório criado através do trabalho do GT, em 2023, pela ABC, a respeito da Desinformação Científica. A pesquisa surgiu devido a urgência de se tratar do tema, tão presente na sociedade.
Desse modo, a ideia é fornecer uma perspectiva ampla, com saídas prováveis de serem realizadas, a fim de que essa adversidade seja tratada. No exemplar, isso ocorre por meio do estudo de inúmeros ângulos do caso, desde a propagação de teorias da conspiração até a erosão da confiança nas instituições científicas.
Espero que este trabalho contribua para o fortalecimento do pensamento crítico, da alfabetização científica e da valorização do conhecimento baseado em evidências, essenciais para o avanço da ciência e a proteção da saúde pública.
Acreditar na ciência é acreditar no futuro, e é com esse espírito que compartilhamos estas reflexões e recomendações com o público em geral.
Glaucius Oliva
A desinformação científica
A desinformação na área da ciência não é novidade, em especial sobre temas como aquecimento global e mudanças climáticas, e a vacinação. Todavia, na pandemia da COVID-19, com o isolamento social e o aumento do uso de redes sociais, e de aplicativos de mensagem como o WhatsApp, vimos o número de compartilhamentos de falsas notícias crescer de forma descontrolada e abundante.
Assim, o alastramento de tais dados irreais foram tão além e tão prejudiciais, de diversas formas, que em outubro do ano passado o Governo Federal precisou criar o programa Saúde com Ciência, a fim de combater a desinformação de saúde que ocorria, como por exemplo, sobre a vacina contra o vírus da COVID-19.
Desta forma, Desafios e estratégias na luta contra a desinformação científica busca participar de forma ativa deste conflito que perdura durante anos, com o objetivo de sanar esta sequela da pandemia que afeta o cotidiano e a vida da sociedade em diversos aspectos.