POR QUE E O QUE PROPOMOS
Dando o próximo passo para a ampliação do acervo – com base na prioridade que você caro leitor nos indicou – vamos iniciar com Literatura e Cultura.
Pensamos em como oferecermos um serviço, o mais útil possível, sem inundarmos nosso site com um volume excessivo de livros, pois ao contrário dos livros técnicos – nosso objetivo principal, os de literatura e cultura alcançam centenas de milhares. Como escolher?
Nosso critério é selecionar poucos títulos, mas livros imperdíveis de ler. E quem diz isso? Seguimos indicações de pessoas que admiramos e recomendam livros que leram, como Barack Obama, Bill Gates ou o jornal The Guardian, um dos mais independentes, que recentemente divulgou os 100 melhores livros do século XXI, e outros.
Ao comprar seus livros técnicos, poderá também escolher uma leitura prazerosa ou instrutiva, com a certeza de sua alta qualidade, uma escolha com discernimento. Você economiza tempo e tem certeza de levar um bom livro, seja um clássico ainda não lido, seja um lançamento recente.
Na enquete foram pedidos clássicos, literatura brasileira e internacional, biografias, policial, ficção científica, história e cultura geral.
O livro Intermezzo, de Sally Rooney foi recomendado tanto por Barack Obama como por Bill Gates como um dos melhores livros de 2024.

Ainda estou aqui, de Rubens Paiva deu origem ao filme de mesmo nome que ganhou o Oscar de Melhor Filme Internacional.
O mais clássico dos clássicos: O Príncipe, de Nicolau Maquiavel, publicado em 1532, após sua longa experiência como funcionário público em Florença continua sendo uma leitura essencial para quem deseja entender os bastidores do poder e da política.
Não podemos deixar de indicar o nosso grande clássico Machado de Assis que usando de fina ironia descreveu a sociedade de seu tempo. Memórias Póstumas de Brás Cubas foi recém redescoberto e muito apreciado.
Com a mesma força que encantou o mundo com a série Harry Potter, J.K. Rowling — agora sob o pseudônimo Robert Galbraith — nos conduz por uma envolvente série policial protagonizada pelo detetive Cormoran Strike. Sua primeira investigação, narrada em O Chamado do Cuco, é daquelas leituras que você simplesmente não consegue largar.

Destacamos a recém relançada biografia da nossa “pimentinha” Elis Regina, cantora de imensa amplitude e ouvido perfeito. Elis: nada será como antes, de Julio Maria.
Não Me Abandone Jamais, de Kazuo Ishiguro, uma ficção científica, indicado em 4º lugar na lista do The Guardian dos melhores livros do século XXI e pelo New York Times. Prêmio Nobel de literatura 2017.
Dois historiadores pop stars!
Eric Hobsbawm, um dos principais historiadores do último século, escreveu Tempos Interessantes, sua autobiografia que coincide com a história do século XX. Nascido em 1917, procura respostas para compreender o presente, ao mesmo tempo que relembra sua vida. Analisa as crises financeiras e políticas dos anos 20, acompanha a ascensão de Hitler, descreve os acontecimentos da Segunda Guerra Mundial, chega à Guerra Fria e revê o fim do império soviético e dos “absolutismos” ideológicos. Um livro interessantíssimo.

Yuval Harari tem uma visão muito dinâmica sobre a História: a História como processo que nos leva às consequências sobre o futuro. Seu best-seller Sapiens destaca a cooperação das pessoas como a chave que promoveu o desenvolvimento e qualidade de vida da humanidade: saúde e expectativa de vida, desenvolvimento tecnológico e geração de riqueza, educação e ascensão socioeconômica e outros. Por sua visão original e instigante, relacionando História e Biologia, Harari foi duas vezes vencedor do Prêmio Polonsky de Criatividade e Originalidade, em 2009 e 2012. Muito bem escrito, proporciona uma leitura absorvente, imperdível. Em 2018, mais de 11 milhões de cópias foram vendidas e o livro foi traduzido para mais de 50 idiomas. Foi um best-seller no top 10 do New York Times e ocupou as posições 1ª a 3ª na lista de mais vendidos do Sunday Times por 96 semanas consecutivas.

Nexus com discussão original sobre as redes de comunicação desde os primeiros pequenos grupos humanos que viviam juntos, até o início do século XXI, com redes gigantescas abrangendo continentes. Mas sempre com pessoas, Yuval Harari chama de rede orgânica, somos carbono. Há um grande poder nas mãos da entidade que influencia a rede. Entretanto, com a Inteligência Artificial, a rede de informações se transforma para uma rede inorgânica, de silício, regida pela IA. Incita a uma importantíssima e séria reflexão: é isso que queremos para o futuro?Participe dessa consciência e informe-se com Nexus de Yuval Harari.
Convidamos você a explorar essa nova seleção com o mesmo critério que sempre norteou nossas escolhas: oferecer conteúdo de qualidade que informa, inspira e enriquece. Agora, não apenas para sua carreira, mas também para seu repertório cultural.
Seja bem-vindo a essa nova etapa da Livraria Ofitexto — onde o conhecimento técnico encontra a beleza da literatura.