Oficina de Textos no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Enfocado na união de academia, empresas e profissionais de geologia, a participação da Oficina de Textos no congresso de geologia deste ano contou com lançamentos inéditos e relevantes para a área.

O munícipio de Belo Horizonte foi palco do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, especificamente no Centerminas Expo, dos dias 13 a 17 de outubro; uma semana inteira repleta de conteúdo, palestras e estandes voltados para as mais diversas áreas de geologia.

A Oficina de Textos participou de todos os dias do evento, com dois lançamentos na programação, que foram um sucesso, e chamaram a atenção do público.

Sedimentologia pela primeira vez em Português

Na segunda-feira (14/10), o segundo dia de evento contou com o lançamento de Sedimentologia: rochas e ambientes sedimentares, de autoria dos professores da UFMG, Alexandre Uhlein e Gabriel Jubé Uhlein.

Pai e filho, os professores Gabriel Jubé Uhlein (esquerda) e Alexandre Jubé Uhlein (direita) no lançamento do livro “Sedimentologia” no CBG 2024

Filho e pai, os professores Gabriel Jubé Uhlein (esquerda) e Alexandre Uhlein (direita) no lançamento do livro “Sedimentologia” no CBG 2024

Os que estavam presentes, além de ouvirem os autores falando sobre a obra, conseguiram autografar seus exemplares deste livro que é um marco para a geologia nacional, visto que não havia material em Português até sua publicação.

Os autores Alexandre Uhlein e Gabriel Jubé Uhlein autografando os exemplares de “Sedimentologia” no CBG 2024


Geologia econômica para estudantes

No dia dos professores, 15 de outubro, o evento contou com o lançamento da obra Geologia econômica: fundamentos dos processos de formação dos depósitos minerais, do Prof. João Carlos Biondi, que retornou com um novo livro após quase uma década desde a nova edição de Processos metalogenéticos e os depósitos minerais brasileiros.

O Prof. João Carlos Biondi discursando sobre seu livro “Geologia econômica” no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

O Prof. João Carlos Biondi discursando sobre seu livro “Geologia econômica” no 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Seu primeiro livro contava com uma linguagem técnica e avançada, focado nos processos que geram os minérios, tendo recebido mais de duas mil inovações em sua nova edição, a qual fora lançada em 2015. Desta vez, o Prof. Biondi utiliza sua expertise para trabalhar a geologia econômica para graduandos, por meio de uma linguagem específica para esse público, fora o uso de diversos esquemas e gráficos para facilitar a compreensão do conteúdo.

Na foto abaixo. o Prof. Biondi é apresentado pelo Prof. Tiago Novo, presidente da Comissão Organizadora do 51º Congresso Brasileiro de Geologia, que o anunciou com maestria, relatando inclusive a sua relação de ensino com o Prof. Biondi.

Prof. João Carlos Biondi sendo apresentado pelo Prof. Tiago Novo, presidente da Comissão Organizadora do 51º Congresso Brasileiro de Geologia

Os presentes também contaram com o autógrafo do Prof. Biondi em seus exemplares, tendo um momento para falarem com o professor, que possui mais de 40 anos de conhecimento na área de Geologia, o buscando e tirando inúmeras fotos com o Prof. Biondi durante todo o evento.