Inadequação do EAD para Engenharia
“Como um engenheiro é formado por meio de ensino a distância? Na Engenharia, lidamos com a realidade, existe o lado teórico, mas 99% é a realidade física”, denuncia Dario Gramorelli, presidente da Associação dos Engenheiros Politécnicos, em entrevista a Renata Cafardo, no Estadão, publicada em 11/06/2025. Por exemplo, o engenheiro que atua em Geotecnia é um dos casos críticos, pois ao atuar com solos, trata com materiais naturais muito variáveis de um local para outro. Dizemos, no jargão, “precisa amassar barro” para ganhar experiência, valiosa para ser um bom geotécnico. As consequências de uma formação precária declinam em diversos setores, destacando:
- Socialmente, o profissional não merece mais a confiança e a posição que tradicionalmente ocupava. Sua empregabilidade e remuneração são reduzidas e ouve-se do engenheiro que virou Uber;
- Tecnicamente, a má prática de Engenharia conduz a falhas de desempenho do projeto, prejuízos e custos não otimizados e até a rupturas que podem custar vidas humanas;
- O desenvolvimento do País depende de tecnologia em todos os campos produtivos, do agronegócio a satélites, da construção civil à geração de energia. Tecnologia que é desenvolvida e aplicada por engenheiros qualificados.
Livros de Geotecnia para formar um bom geotécnico
Como compensar uma formação insuficiente?
Só há uma resposta: estudar, estudar e estudar! Compensar adquirindo conhecimento de fontes sólidas e confiáveis. Estudar em bons livros e aprender com engenheiros especialistas, com robusta experiência profissional em casos reais. Eles aprenderam inclusive com erros, como salienta o engenheiro Urbano Alonso, geotécnico de mão cheia, que ministra cursos extremamente práticos.
Desde o início da Oficina de Textos, o sonho era publicar uma coleção de livros que formassem a base de um engenheiro geotécnico, internamente chamada Curso básico de Geotecnia. Os livros não foram publicados na ordem que as disciplinas são ministradas na universidade, mas após duas décadas, a coleção estava completa. Se você quer ser um bom engenheiro geotécnico, começa estudando a coleção a seguir:
1. Geologia de Engenharia – Nivaldo Chiossi
Por intervir no meio natural, para implantar uma obra de engenharia, é essencial conhecê-lo em suas propriedades constitutivas, características de resistência e deformabilidade e sua dinâmica geológica. Esse conhecimento é particularmente relevante nos estudos de viabilidade para selecionar a melhor localização da obra, quando possível, e antecipar e prevenir problemas durante e após a construção, assegurando a segurança e custos otimizados.
2. Curso Básico de Mecânica dos Solos – Carlos de Sousa Pinto
O livro de mecânica dos solos mais amado pelos estudantes por sua clareza e didática. Um livro que o leva pela mão na jornada: quem é o solo? Definido pela granulometria, índices físicos, umidade, permeabilidade, entre outros terá outras propriedades se usado como material de construção e compactado.
3. Como fazer ensaios de laboratório e encontrar os parâmetros citados bem como interpretar os ensaios você aprende em Mecânica dos solos experimental – Faiçal Massad. Se puder vê-los em laboratório, melhor. Mas para projetar há de se conhecer também a resistência ao cisalhamento e deformabilidade nas diferentes condições de solicitação.
4. São os ensaios triaxiais especiais cuja execução e interpretação são apresentados em Laboratório de mecânica dos solos: ensaios especiais – Roberta B. Boszczowski
5. Finalmente chegou a hora de ir para a prática, as obras geotécnicas. Fundações são das obras mais numerosas, construídas lado a lado nas áreas urbanas mais adensadas e verticalizadas. Fundações – Volume Completo – Dirceu A. Velloso, Francisco R. Lopes é um excelente e completo roteiro. Se, entretanto, preferir uma abordagem mais sumária, em três pequenos livros o projeto geotécnico de fundações é coberto: https://www.ofitexto.com.br/kit-triade-fundacoes/p
6. Obras de Terra abrangem aterros compactados como de rodovias e barragens, estabilidade de taludes naturais e construídos em que estabilidade e percolação são as questões geotécnicas relevantes: Obras de terra – 2ª ed. – Faiçal Massad
7. E quando a Geotecnia lida com rochas em vez de solos? É assunto da Mecânica das rochas – Eduardo A. G. Marques e Euripedes A. Vargas Jr.
Esses sete livros formam a coleção Curso básico de Geotecnia.
Cursos para se beneficiar da experiência de especialistas
Há interessantes cursos com especialistas experientes para você adquirir conhecimento prático estudando casos reais e como foram resolvidos. Consulte em Produtos Digitais – Cursos – Oficina de Texto, entre eles o curso Investigações geotécnicas, índices físicos e classificações dos solos por Professor Urbano Rodriguez Alonso – Oficina de Texto e Curso Projeto e execução de fundações rasas por Professor Urbano Rodriguez Alonso – Oficina de Texto, voltados para Geotecnia, mas não os únicos. A maioria dos cursos têm um cupom de incentivo que lhe assegura 10% de desconto.