Conselho Editorial

A Oficina de Textos conta com um conselho editorial de renome, formado por doutores das mais diversas áreas. Deste grupo multidisciplinar surgem ideias, sugestões e temas que guiam nossas linhas editoriais e servem de respaldo na escolha de nossos títulos. O objetivo é ampliar nossa contribuição no cenário editorial, divulgar e consolidar a ciência e tecnologia brasileiras.

Os membros do Conselho Editorial da Oficina de Textos são:

Aluízio Borém

Agrônomo e mestre pela Universidade Federal de Viçosa e PhD pela University of Minnesota (EUA). Desenvolveu atividades internacionais de melhoramento de plantas e biotecnologia em 12 países. É autor de mais de 120 livros, publicados em português, inglês, espanhol, mandarim e coreano. É membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), tendo sido seu vice-presidente e Presidente.

Arthur Pinto Chaves

Possui graduação em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de São Paulo, onde também obteve os títulos de Mestre em Tecnologia Mineral, Doutor, Livre-Docente e Titular. Possui também pós-doutorado pela Southern Illinois University at Carbondale (EUA). Foi professor colaborador no Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), trabalhou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT) e ocupou cargos estratégicos em diversas empresas de Engenharia, como gerente de processos minerais da Paulo Abib Engenharia, gerente de planejamento e desenvolvimento das Empresas Brumadinho e gerente de operações e mercado da Promon Engenharia. Atualmente é professor titular no Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo da Escola Politécnica da USP.

Cylon Gonçalves da Silva

Doutor em Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley, fundador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (que desenvolve pesquisas em nanotecnologia). Físico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Foi secretário Nacional de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência e Tecnologia (2004-2005) e Coordenador Adjunto de Programas de Cooperação Internacional e Energia da FAPESP. Atualmente é professor titular da UNICAMP e presidente da Ceitec S.A., fabricante de semicondutores ligada ao MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia).

Dóris C. C. K. Kowaltowski

Formou-se com louvor em Arquitetura em 1969 pela Universidade de Melbourne (Austrália) e obteve o Mestrado e Doutorado em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela FEC-Unicamp, foi Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Diretora Associada. É também membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fapesp e líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e do grupo de trabalho Qualidade do Projeto da Antac.

José Galizia Tundisi

Doutor em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Oceanografia pela University Of Southampton. Possui graduação em História Natural também pela USP. Foi professor da Escola de Engenharia de São Carlos e professor titular da USP. Atualmente é professor titular da Universidade Feevale (Novo Hamburgo – RS), consultor internacional e presidente do IIE (Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos – SP), membro titular da Academia Brasileira de Ciências e do “staff” do Ecology Institute- Excellence in Ecology (Alemanha) e dirigente do Programa Internacional Mundial de Formação de Gestores de Recursos Hídricos para o IAP (InterAcademy Pannel- que representa 100 Academias de Ciências).

Luis Enrique Sánchez

Doutor em Economia dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento pela Escola de Minas de Paris e especialista em Techniques Minières pela École Nationale de la Métallurgie et de l’Industrie des Mines de Nancy, Institut Polytechnique de Lorraine, França. Engenheiro de Minas e geógrafo pela Universidade de São Paulo (USP). Foi diretor da IAIA (International Association for Impact Assessment) da qual hoje é membro. Trabalhou na preparação e revisão de estudos de impacto ambiental e como consultor de órgãos governamentais e internacionais. Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da USP, atuando em planejamento e gestão ambiental.

Paulo Helene

Doutor em Engenharia com pós-doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Especialista em Patología de las Construcciones pelo Instituto Eduardo Torroja em Madri, Espanha. Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo (USP), pesquisador de renome, respeitado consultor de empresas privadas e presidente da ALCONPAT – Asociación Latino Americana de Contro lde Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción.

Rozely Ferreira dos Santos

Doutora em Ecologia Vegetal pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Botânica e bióloga pela mesma instituição. Como consultora, colaborou com mais de 30 organizações, entre governamentais, privadas e do terceiro setor. Entre seus trabalhos destacam-se especialmente os planejamentos ambientais realizados nas áreas paulistas da Serra da Bocaina, Itatiaia, Serra do Mar, Vale do Ribeira e no zoneamento econômico-ecológico do Mato Grosso. Atualmente é livre-docente em Planejamento Ambiental pela Unicamp, onde leciona e realiza pesquisas desde 1994.

Teresa Gallotti Florenzano

Doutora em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e geógrafa também pela USP. Há mais de 20 anos é pesquisadora do Inpe, onde exerce o cargo de “pesquisador titular III”. Atua na docência e orientação dos cursos de mestrado em Sensoriamento Remoto e especialização Internacional em Sensoriamento Remoto e Sistemas de Informações Geográficas, bem como na docência e coordenação dos cursos O Uso Escolar de Sensoriamento Remoto no Estudo do Meio Ambiente e Sensoriamento Remoto de curta duração, na modalidade a distância.