A evolução e o uso do concreto protendido

Multifuncional, concreto protendido é o mais recomendado para grandes construções, ganhando cada vez mais adeptos na construção civil

Dois pedreiros aplicando concreto protendido em uma construção, fazendo uso de máquinas.

Aplicação do concreto protendido é uma das fases mais complicadas da construção

O protendido é uma técnica de execução já bem difundida no Brasil. Torna a estrutura mais limpa, com menos elementos, mais fácil de construir, mais rápida e mais leve. Explora todo o potencial do concreto, maximizando a resistência do material e minimizando os impactos de ações externas, que podem resultar principalmente em fissuras.

A formação do protendido começa a partir da aplicação de cabos de aço no cimento ainda não curado. Esses cabos atravessam toda a estrutura (viga ou laje), passando pela parte superior e inferior, que são escolhidas a partir da solicitação do momento fletor, esforço ao qual tende a “curvar” uma viga, por exemplo.

Início

Responsável por diversas vantagens, o protendido teve início em Fortaleza. Segundo o prof. José Sérgio dos Santos, coordenador do curso de Engenharia Civil do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará) e autor do livro Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios, a ferramenta teve penetração fortíssima no Nordeste, sendo atualmente usada na maioria das obras feitas na região.

“Quem puxou e começou a disseminar foi uma empresa aqui de Fortaleza, chamada Impacto Protensão. Com a empresa, a primeira obra no Brasil com essa tecnologia foi feita aqui, então ela começou a se disseminar. A primeira obra foi um edifício chamado Torre Santos Dumont, que fica na avenida Santos Dumont aqui em Fortaleza”, conta ele.

No entanto, a técnica ainda enfrenta desconfiança no mercado, revelada pela pouca manipulação no Estado de São Paulo.

“Ele é bem utilizado no Brasil. Rio de Janeiro está começando, mas é realmente forte aqui no Nordeste, Curitiba e Minas. O pessoal em São Paulo ainda tem uma certa resistência, eu acho que é o mercado, tanto que está tendo muitos cursos nessa área e treinamento de engenheiros”, explica o prof. José Sergio.

José Sérgio já participou de vários treinamentos, além de ter viajado o Brasil ministrando cursos de três e quatro dias e disseminando essa tecnologia, mas mesmo assim ele garante que o processo não é algo instantâneo. A expectativa é de que, com o advento da cordoalha engraxada, a qual se tornou economicamente viável para obras de pequeno porte, de edifícios comerciais, residenciais e escolas, o concreto protendido seja o preferido dos profissionais e estudiosos da construção civil.


Tudo a ver

Você está no canteiro de obras com desenhos de projeto nas mãos? Desconstruindo o projeto estrutural: concreto armado e protendido é um livro que vai ajudá-lo a passar do papel para a prática. Ricamente ilustrada, com mais de 100 ilustrações, a obra explica de forma prática e didática como interpretar corretamente os desenhos técnicos que compõem o projeto estrutural.

Capa de Desconstruindo o projeto estrutural de edifícios.