Alberto W. Setzer
Alberto Waingort Setzer, in memoriam, graduado em Engenharia Mecânica pela Escola de Engenharia Mauá e possui mestrado em Engenharia Ambiental pelo Technion Institute of Technology. Foi doutor em Engenharia Ambiental pela Purdue University e tem pós-doutorado no Joint Research Center/EEC, Ispra, na Itália
Pesquisador Titular do INPE, na Coordenação-geral de Ciências da Terra (CGCT), desenvolveu projetos operacionais, pesquisas e atividades acadêmicas nos temas de monitoramento de queimadas com imagens de satélites, risco de fogo da vegetação, e meteorologia antártica. Como principais realizações destacam-se as seguintes implementações: rede da NASA de fotômetros solares AeroNet no Brasil na década de 1990; o projeto de Meteorologia Antártica do Brasil, de 1984 a 2010, incluindo 25 operações antárticas, e o monitoramento operacional de queimadas/incêndios florestais do PPA-Programa Plurianual do governo desde 1985.
No passado recente coordenou os seguintes projetos: Mapeamento automático de áreas queimadas com imagens Landsat, financiado pela GIZ-Alemanha por meio do MMA; Nova plataforma de monitoramento de queimadas, financiada pelo DEFRA-Inglaterra e Banco Mundial para o MMA; Novo Portal do Programa Queimadas, com recursos BNDES-Fundo Amazônia; Aprimoramento do Risco de Fogo, com recursos FIP e Banco Mundial no MCTIC; Sistema Brasileiro Fogo-Superfície-Atmosfera, da FAPESP-FCT/Portugal, e Collaborative Effort for Biomass Burning Science Exchange, em conjunto com a University of Maryland, USA, do Programa SPRINT-FAPESP.
Entre os 10 autores nacionais mais citados nas décadas 1990-2000 e 2000-2010. Foi pesquisador no Programa Queimadas (PPA-Ação 20V9-2) do INPE. Faleceu em 08 de setembro de 2023, aos 72 anos.