Glauco Vieira Miranda

Glauco Vieira Miranda

Glauco Vieira Miranda possui pós-doutorado pela University of Illinois (EUA) e título de Ph.D. em Genética e Melhoramento.

É professor permanente e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Computacionais para o Agronegócio (PPGTCA). A linha de pesquisas está na interseção entre melhoramento de plantas, genômica, inteligência artificial e aprendizado profundo de máquinas, desenvolvendo sistemas inteligentes de apoio à decisão (SIAD).

Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq Sistemas de Produção Agrícola e é membro do Grupo de Inteligência Computacional, ambos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

É editor dos números especiais dos periódicos Plants (IF 4.0, Q1) sobre Corn Cultivation and Improvement e Sustainability (IF 3.3; CiteScore: 6.8) Cultivation and Breeding of Crops.

No AD Index Science 2024-21, foi reconhecido como o Best Scientist in Plant Science e Agriculture Forest da UTFPR, com i10=116 e índice H=36 na UTFPR.

No Brasil, ocupa a 31 posição em Plant Science e a 56 na América Latina. Conta com 5.100 citações no Google Scholar e 1.300 citações de 176 artigos indexados no ISI, Scopus, Web of Science e Scielo.

Nos últimos três anos, patenteou dois produtos no INPI, publicou 14 artigos (10 em periódicos A1 a B1) e lançou a oitava edição do livro de referência em melhoramento de plantas (1.068 citações no Google Scholar).

Foi indicado como Educador Destaque Profissional 2024 pelo CREA-PR e ao 36 Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia/SETI-PR e premiado no Prime Paraná 2022.

Nos últimos dois anos, aprovou mais de R$ 1.300.000 em projetos como coordenador. É coordenador do curso de Agronomia da UTFPR-SH e da proposta de DOUTORADO PROFISSIONAL em Inovação Sustentável para o Agronegócio, com área de concentração em tecnologia da Indústria 4.0 e nanotecnologia.

Anteriormente, trabalhou por 10 anos na iniciativa privada, gerenciando programas de melhoramento de arroz híbrido, sorgo e milho. De 2000 a 2013, atuou como professor na Universidade Federal de Viçosa (UFV) e alcançou o nível 1C de Pesquisador de Produtividade do CNPq.

Foi orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Fitotecnia e Genética e Melhoramento da UFV, avaliador externo do PIBIC/CNPq, líder de grupos de pesquisa do CNPq, coordenador de projetos de pesquisa, coordenador do Programa de Melhoramento de Milho da UFV, consultor do SCIELO para qualidade de periódicos científicos na área de ciências biológicas, editor associado dos periódicos Acta Scientiarum, Revista Ceres e assessor ad hoc de 26 periódicos, consultor da Embrapa, Fapemig, CNPq, Capes e Fapesp.

Realizou consultorias ad-hoc internacionais em ensino para o CNPq, Ministério da Educação do Brasil, agências de acreditação de cursos universitários do Mercosul, Bolívia e Venezuela, e em pesquisa para o Ministério da Agricultura da Colômbia e para o Programa Iberoamericano de Ciência y Tecnología para el Desarrollo (CYTED).

Conduziu projetos de pesquisa em editais internacionais como ProAfrica-CNPq, participa de sociedades científicas e congressos internacionais, co-orientou estudantes latino-americanos e pelo TWAS, publica artigos científicos e livros em línguas estrangeiras no Brasil e no exterior, e revisa artigos para Agronomy Journal, Plants, Frontiers in Plant Science, PLOS ONE, Crop Science, Euphytica e mais três outros periódicos internacionais.

O Professor registrou e protegeu 22 cultivares e depositou duas marcas no INPI. Orientou 11 doutorandos, 18 mestrandos e 24 bolsistas de iniciação científica, supervisionou dois pós-doutorados e co-orientou outros 47 doutores ou mestres.

Foi Presidente da Diretoria Regional Minas Gerais da Sociedade Bras. de Melhoramento de Plantas de 2003 a 2005.

 

Livros Publicados