João Paulo Correia Rodrigues

João Paulo Correia Rodrigues

João Paulo Correia Rodrigues é licenciado em Engenharia Civil pela Universidade de Coimbra (UC), em 1991 e concluiu o Mestrado em Engenharia Civil na área das Estruturas da UC, em 1994. Concluiu o doutoramento em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em 2001 e a agregação (livre docência) em Engenharia Civil na Universidade de Lisboa (UL), em 2014. Passou toda a sua carreira profissional no Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UC, tendo ingressado nele em 1992. Atualmente é Professor Associado com Agregação (Livre Docência) na UC.

A partir de julho de 2021, ingressou também na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil, como Professor Titular Visitante. Os seus interesses de pesquisa situam-se nos domínios da: (i) segurança de estruturas ao fogo; (ii) comportamento de materiais estruturais e não estruturais a temperaturas elevadas; (iii) engenharia de segurança contra incêndios (projeto de segurança contra incêndio baseado no desempenho e análise do risco de incêndio).

É também autor de centenas de publicações científicas e já supervisionou centenas de estudantes de Mestrado e Doutoramento na área de Engenharia de Segurança Contra Incêndios. Atualmente, o seu índice Scopus H é de 20 e é ainda editor-chefe do Journal of Architecture, Structures and Construction, da Springer.

De 2006 a 2019, foi coordenador do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutoramento) em Engenharia de Segurança Contra Incêndios da Universidade de Coimbra, em Portugal, tendo sido responsável pela sua criação.

Coordenou também vários projetos de pesquisa europeus e nacionais e projetos de reequipamento laboratorial para a UC. Participou também ativamente em diversos grupos de trabalho internacionais: W014-Fire Safety do International Council for Research and Innovation in Building and Construction (CIB), HTC e HPB-Concrete Properties at High Temperatures do International Union of Laboratories and Experts in Construction Materials, Systems and Structures (RILEM), TC3-Fire do European Convention for Constructional Steelwork (ECCS), TG 4.3-Fire Design of Concrete Structures do International Federation for Structural Concrete (fib), TC92 SC4-Fire Safety Engineering da International Organization for Standardization (ISO) e TU0904-Integrated Fire Engineering and Response e FP1404 - Fire Safety of Bio-Based Building Products da European Cooperation in Science and Technology (COST).

Para esta última ação foi o representante nacional, designado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal. É também atualmente coordenador do CIB W014-Fire Safety.

 

Livros Publicados