Luis Enrique Sánchez
Professor Titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com atuação na área de planejamento e gestão ambiental, em particular nos seguintes temas de ensino, pesquisa e extensão: avaliação de impacto ambiental e social, recuperação de áreas degradadas, mineração e meio ambiente e sustentabilidade nas indústrias extrativas. Doutorou-se em Economia dos Recursos Naturais pela Escola de Minas de Paris em fevereiro de 1989.
Ingressou na carreira docente em março de 1990 como Professor Doutor. Tornou-se Professor Associado (Livre Docente) em agosto de 1998. Desde 2005 ocupa o cargo de Professor Titular. Durante o ano de 2009 foi "Research Fellow" da Escola de Ciências Ambientais da Universidade Murdoch, Austrália e no verão 2017-18 foi "Visiting Fellow" nessa mesma universidade. No verão 2019-20 foi "Visiting Academic" da Escola de Ciências da Terra e Ambientais da Universidade de Queensland, Austrália.
Em 1996 e 1997 foi "Professor Convidado" do Departamento de Geografia da Universidade de Montreal, Canadá. Entre 1993 e 1996 foi bolsista do Programa Lead - Leadership for Environment and Development e desde então é "fellow" do Lead International. Desde 1992 é membro da IAIA - International Association for Impact Assessment, entidade da qual foi diretor no período 1998-2001 e presidente (2012-13).
Entre setembro de 2017 e dezembro de 2022 foi membro do "Rio Doce Independent Technical and Scientfic Advisory Panel" da IUCN-União Internacional para Conservação da Natureza. Desde setembro de 2022 é membro da Comissão de Manejo de Ecosssitemas da IUCN. É membro do corpo editorial do periódico Impact Assessment and Project Appraisal e editor associado do periódico Cleaner Production Letters.
É parecerista frequente de diversos periódicos acadêmicos e de agências de fomento.
Luis E. Sánchez é graduado em Engenharia de Minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1980) e em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1984), tem diploma de especialização em "Techniques Minières" pela École Nationale de la Métallurgie et de l'Industrie des Mines de Nancy, Institut National Polytechnique de Lorraine, França (1985) e doutorado em Economia dos Recursos Naturais e do Desenvolvimento pela École Nationale Supérieure des Mines de Paris (Paris Tech), França (1989).
Entre 2010 e 2013 foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da USP. Entre novembro de 2013 e novembro de 2015 foi chefe de Departamento de Engenharia de Minas e de Petróleo.
Todo o histórico de publicações pode ser encontrado no repositório institucional da USP. O histórico de bolsas e apoios à pesquisa da Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo pode ser visto clicando aqui.