Paulo Andre B. Barroso
Paulo Andre B. Barroso é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (UFC, 1975), com especialização em Cálculo de Estruturas pela McGill University, do Canadá (1977), e mestrado em Engenharia e Arquitetura de Tensoestruturas pelo Institut für Membran- und Schalentechnologien e.V. – Hochschule Anhalt (FH), da Alemanha (2008). Em 1981, realizou um seminário técnico sobre projeto de estruturas metálicas em alumínio na Universität Fridericiana Karlsruhe, da Alemanha, como bolsista da fundação Krupp/DAAD-CDG.
De 1977 a 1992, fez parte do corpo técnico da Esmel Indústria de Estruturas Mecânicas Ltda., uma das maiores empresas fabricantes de estruturas metálicas do País, onde foi sócio e diretor técnico.
É proprietário da Technica Consultoria e Projetos Industriais Ltda., fundada em 1992 e especializada em projetos de estruturas metálicas em aço e alumínio, e da Tensor Estruturas Especiais e Tecnologia Ltda., fundada em 2002 para lidar com projeto, fabricação e montagem de coberturas tensionadas, um novo ramo da engenharia e da arquitetura para coberturas.
Em seus mais de 45 anos de profícuo trabalho como engenheiro estrutural, teve a oportunidade de acompanhar a implantação de inúmeros projetos de sua autoria, somando ao todo aproximadamente 6.000.000 m² em áreas metálicas construídas. Algumas das obras metálicas marcantes de sua vida profissional, não só pela inusitada beleza arquitetônica, mas também pelo desafio estrutural que propuseram, foram o Museu de Ciência e Tecnologia da Bahia, em Salvador, o Ginásio Poliesportivo de Campina Grande (PB), o Ginásio Poliesportivo Dirceu Arcoverde, em Teresina (PI), e a torre-monumento Luzeiro do Nordeste, em Juazeiro do Norte (CE).
O museu, executado em 1978, é uma grande estrutura espacial em alumínio suspensa em cabos de aço e com torres nas extremidades do vão de 60 m, que permanece até hoje como a única do tipo no Brasil. Os ginásios poliesportivos, construídos respectivamente em 1984 e 1995, são cúpulas geodésicas em reticulado espacial de casca dupla com vãos de 80 m a 90 m de diâmetro, com poucas similares no País. A torre-monumento, inaugurada em 2005, tem 115 m de altura e foi toda projetada em aço patinável, sendo a única no Brasil e, talvez, na América do Sul.