Roberta B. Boszczowski
Desde a graduação Roberta está “dentro” de um laboratório de solos, inicialmente como estagiária da Companhia Paranaense de Energia (Copel) no Laboratório de Materiais e Estruturas (LaME) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, na sequência, como bolsista de iniciação científica no mesmo laboratório.
O mestrado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) também foi de desenvolvimento laboratorial, com determinação da tensão lateral de argilas sobreadensadas, e o doutorado em solos não saturados, na mesma universidade, trouxe-lhe novos desafios nos ensaios.
Entre 2001 e 2010, foi pesquisadora no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), atuando sempre no campo de Engenharia de Solos, participando de pesquisas e ensaios relacionados a geração, transmissão e distribuição de energia em áreas como barragens, instrumentação, melhoramento de solos e fundações. Entre 2010 e 2011, trabalhou na Fugro, coordenando o laboratório de solos.
Professora da UFPR desde 2011, atua na graduação e na extensão, lecionando disciplinas de Introdução à Engenharia Geotécnica, Mecânica dos Solos, Laboratório de Geotecnia, Obras Geotécnicas, Engenharia de Fundações e Geotecnia Ambiental.