Quem são a ABECE e o IBRACON?
A ABECE é a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural. Entidade de classe sem fins lucrativos, que reúne e representa engenheiros estruturais.
Seu objetivo é fazer com que a cadeia produtiva entenda o projeto como um negócio, o contratante identifique a qualidade em cada projeto e que, como parceiro dos associados da ABECE, reconheça que este atributo tem seu valor justo no mercado, pois projetos bem coordenados e desenvolvidos resultam em significativas economias na construção, com consequente redução de custos e riscos para o cliente.
Entre suas numerosas ações, destacam-se:
- Disseminação de novos conhecimentos – promove, participa e apoia cursos, seminários e palestras;
- Publicação da Revista Estrutura e livros técnicos;
- Produção de recomendações técnicas – orientações para temas importantes que ainda não possuem normalização em vigor.
O IBRACON é o Instituto Brasileiro do Concreto. É uma associação técnico-científica de defesa e valorização da engenharia civil, de âmbito nacional, de caráter associativo e sem fins lucrativos
Seu objetivo é proporcionar aos profissionais e intervenientes do setor construtivo nacional informações e conhecimentos sobre a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação sobre a tecnologia do concreto e de seus sistemas construtivos.
Entre suas numerosas ações, destacam-se:
- Realização anual do Congresso Brasileiro do Concreto, maior evento técnico-científico nacional sobre a tecnologia do concreto, de repercussão nacional;
- Promoção de cursos de especialização, incentiva e apoia a formação de Comitês Técnicos, certifica pessoas e organiza eventos técnicos;
- Edita publicações técnicas, com a revista CONCRETO & Construções e livros técnicos.
Quais são os livros exclusivos na Livraria Ofitexto?
Em parceria recém firmada com a ABECE, a Livraria Ofitexto passa a disponibilizar para seus leitores, com exclusividade, os seguintes livros, apresentados em ordem cronológica e comentados a seguir.
- Em 2020 – ABNT NBR 6118:2014
- Em 2021 – Estruturas de concreto armado com barra de polímero reforçado com fibras (FRP)
- Em 2022 – Estruturas de concreto de ultra alto desempenho (UHPC)
- Em 2022 – Estruturas de concreto armado – Vol. 1
- Em 2023 – Estruturas de concreto armado – Vol. 2
ABNT NBR 6118:2014 – Comentários e Exemplos de Aplicações

É interessante observar a perspectiva histórica da Norma de projeto de estruturas de concreto desde a NB-1 de 1940.

Resumo ilustrativo do histórico da NBR 6118 ou NB-1.
Além dos comentários passo a passo esclarecedores, exemplos de aplicação dirimem eventuais dúvidas, como no caso de combinação de ações.
“Exemplo 2 (p. 93): bibliotecas, arquivos, oficinas, estacionamentos
Deve ser aplicada a fórmula para combinações últimas normais de esgotamento da capacidade resistente de elementos estruturais de concreto armado. Pelo menos duas combinações devem ser verificadas, cujas formulações envolvem:
- Cargas permanentes;
- Efeitos do vento;
- Carga acidental; e
- Efeitos da temperatura.
Entre as páginas 163 e 478, o leitor encontra mais de 300 páginas de exemplos práticos, organizados até a seção 22, com cálculos detalhados para cada situação.
Estruturas de concreto armado com barra de polímero reforçado com fibras (FRP)

O uso de barras de polímeros reforçadas com fibras (FRP) como armação do concreto traz vantagens importantes para a durabilidade das estruturas em ambientes agressivos. Isso acontece, porque esse material apresenta alta resistência à corrosão.
Para apoiar o uso bem-sucedido dessas soluções e alcançar estruturas seguras e duráveis, o livro está dividido em duas partes. A primeira aborda o projeto da estrutura com barras FRP. A segunda trata da especificação e dos ensaios das barras.
O livro detalha, entre outros aspectos, as diretrizes para durabilidade e os respectivos critérios de projeto. Particularmente a FRP com suas propriedades físicas e mecânicas, comportamento à fadiga e fluência.
Prossegue com a análise estrutural e os dimensionamentos da armadura e verificações cabíveis, enfatizando-se sempre a aderência à NBR 6118.
Na parte B são apresentadas as dimensões e propriedades físicas e mecânicas mínimas às quais as barras devem obedecer. Essas características são complementadas com requisitos de produção e de aceitação.
Em sete anexos, de A a G, o livro descreve as metodologias, os equipamentos usados nos ensaios das barras poliméricas reforçadas com fibras e a interpretação dos resultados.
- Determinação do diâmetro nominal;
- Determinação da resistência à tração e do módulo de elasticidade;
- Determinação da resistência à compressão axial;
- Determinação da resistência ao esforço cortante;
- Determinação da resistência de aderência das barras FRP ao concreto;
- Determinação do teor de fibra; e
- Determinação da resistência à tração e redução de resistência de aderência ao concreto após exposição ao meio alcalino.
Estruturas de concreto de ultra alto desempenho (UHPC)

O conteúdo reúne boas práticas de engenharia para o uso do concreto, propostas antes de se tornarem normas técnicas oficiais. Tem como objetivo projeto de estruturas em UHPC não armado, UHPC armado e UHPC protendido.
O concreto de ultra alta resistência com fibras, deve apresentar resistência à compressão de no mínimo 150MPa.
Já outro UHPC exibe elevada resistência à compressão, acima de 130 MPa, elevada resistência à tração pós fissuração, com comportamento dúctil, permitindo a produção de componentes com ou sem armaduras, elevada durabilidade em ambientes agressivos e outros.
A Parte 1 trata dos procedimentos de projeto e da análise estrutural que sempre respeitarão a NBR 6118. Já a Parte 2, trata dos materiais, tecnologia do concreto, ensaios e dosagem.
De forma sistemática e didática, ao longo de nove capítulos, com destaque para o capítulo 4 que se aprofunda na questão da durabilidade e cobrimento de armadura, com base nas referências da associação francesa de normalização e Eurocode.
Estruturas de concreto armado Vol. 1 e Vol. 2

Os mais completos importantes e atuais livros brasileiros de projeto de estruturas de concreto, resultante da profícua parceria da ABECE com o IBRACON. Contém referências a normas, programas, algoritmos, exemplos e procedimentos consagrados no País.
O conteúdo traz os princípios, conceitos e exemplos necessários para projetar e detalhar estruturas de concreto armado e protendido no Brasil. A obra está alinhada à ABNT NBR 6118, na versão de 2022, bem como a outras normas correlatas nacionais e internacionais.
Se no Volume 1 constrói-se as bases com propriedades dos materiais, análise estrutural, ações e segurança, esforços em vigas e lajes, no Volume 2 estruturas mais desafiadoras são objeto de avaliação e dimensionamento: fundações, escadas, estruturas de contenção, reservatórios e piscinas.
Todas as avaliações dos leitores em nosso site têm recebido a nota máxima.