Categorias de nomes de rochas: existentes e propostos

Os nomes específicos também podem ser agrupados como conjuntos de nomes (como migmatitos, rochas de falhas) associados aos diversos tipos de metamorfismo

Em paralelo à adoção de um sistema de nomenclatura a partir de radicais estruturais, a SSRM analisou e classificou todos os nomes utilizados na nomenclatura de rochas metamórficas.

Gnaisse, rocha metamórfica oriunda do granito (Fonte: Portal Alunos Online)

Três classes de nomes são reconhecidas, a saber: nomes recomendados, nomes restritos e nomes desnecessários (figura abaixo). Os nomes recomendados são a base do esquema de nomenclatura da SSRM. Eles compreendem os nomes sistemáticos (radicais) e uma gama completa de nomes específicos.

Ao selecionar e recomendar os nomes sistemáticos e os nomes específicos para utilização na nomenclatura, a SSRM utilizou vários trabalhos dos Grupos de Estudos que estabeleceram e definiram os nomes específicos e os nomes sistemáticos para as suas respectivas áreas. As conclusões dos Grupos de Estudos estão contidas na série de artigos deste volume, que fazem parte dos produtos da SSRM.

Esquema com as categorias de nomes de rochas.

Imagem retirada do livro Rochas metamórficas (Editora Oficina de Textos, 2014). Todos os direitos reservados.

Esses trabalhos são elementos essenciais da nomenclatura: eles contêm uma gama de nomes relacionados a sua área de estudo (como os nomes específicos) e informações gerais sobre os nomes, bem como as figuras e os fluxogramas.

O leque de nomes específicos recomendados varia de termos bem estabelecidos de tipos de rochas comuns (anfibolitos, mármore, eclogito) até nomes que descrevem tipos de rochas relativamente incomuns ou características de rochas (arterito, mesocataclasito).

Estes últimos termos são mais prováveis de serem utilizados para dar informações quando o contexto da rocha é conhecido, enquanto os primeiros podem fornecer alternativas concisas e amplamente aceitáveis para os radicais (por exemplo, mármore em vez de calcita granofels).

Exemplos de nomes específicos bem estabelecidos, que podem frequentemente ser preferenciais aos radicais equivalentes, estão listados no quadro a seguir. A lista é apresentada apenas para informação, não pretende ser completa.

Quadro de exemplos de nomes específicos mais comuns, como anfibolito, xisto verde, filito etc.

Imagem retirada do livro Rochas metamórficas (Editora Oficina de Textos, 2014). Todos os direitos reservados.


Para saber mais

Rochas metamórficas: classificação e glossário apresenta uma nomenclatura abrangente e padronizada, incluindo mais de 1.100 termos. A obra é fruto de mais de 20 anos de trabalho de centenas de cientistas ao redor do mundo, sob a organização da União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) que contribuíram para sistematizar as definições e nomenclatura das rochas metamórficas.