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Engenharia Civil

As cinco pontes estaiadas mais imponentes do Brasil

outubro 29, 2012
3 min de leitura

Esse tipo de construção de ponte se caracteriza por uma ou mais torres (postes), a partir das quais os cabos a sustentam. Sua origem data o século XVIII, e hoje existem dezenas ao redor do mundo, sendo a mais alta na China, com 1.341 metros de comprimento.

Uma das primeiras pontes estaiadas do mundo foi erguida em 1784 por um carpinteiro alemão de nome Löscher, na cidade de Fribourg, na Suíça.

No Brasil, esse tipo de construção chegou bem mais tarde, por causa dos custos elevados e as técnicas de construção empregadas nesse tipo de obra não terem sido amplamente difundidas no País. A primeira estaiada brasileira foi inaugurada em 2002 e recebeu o nome de Ponte-Estação Eng. Jamil Sabino, conhecida como Santo Amaro.

Pontes estaiadas

Atualmente, as pontes estaiadas são vistas como cartões postais pelos países que as possuem e cada aspecto visual desejado tem uma variação arquitetônica, permitindo dispor os componentes estruturais de diversas maneiras.

Para mostrar toda a beleza dessas construções, separamos as cinco pontes estaiadas mais imponentes do Brasil para você se maravilhar.

Ponte Octávio Frias de Oliveira

Foto da ponte Octávio Frias de Oliveira, uma das pontes estaiadas mais famosas do Brasil.

(Foto: Reprodução/Wallpaper Abyss)

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Inaugurada em 10 de maio de 2008, a Ponte Octávio Frias de Oliveira se tornou um cartão postal de São Paulo. Situada no Brooklin, tem projeto de Catão Francisco Ribeiro e chama a atenção de motoristas por sua bela iluminação vermelha, azul e verde, que projeta diferentes combinações cromáticas na estrutura.

Ponte JK

Foto da ponte JK.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Criada pelo famoso arquiteto Alexandre Chan, a Ponte Juscelino Kubitschek (conhecida como JK) parece flutuar sobre o Lago Paranoá. Inaugurada em 15 de dezembro de 2002, virou um ícone de Brasília e destaca-se na paisagem da cidade.

Ponte Newton Navarro

Foto da ponte Newton Navarro.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

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Considerada a maior obra de engenharia do Rio Grande do Norte, essa ponte possui 1,8 km de extensão. Desenvolvida pelo arquiteto Mario de Miranda, recebeu esse nome para homenagear o artista potiguar homônimo.

Ponte Construtor João Alves

Foto da ponte Construtor João Alves.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Conhecida como Ponte Aracaju-Barra dos Coqueiros, gerou controvérsias políticas por conta do nome, inspirado no pioneiro da construção civil João Alves. Com estrutura imponente e 1.800 metros, a ponte tornou-se importante marco turístico de Sergipe.

Ponte João Isidoro França

Foto da ponte João Isidoro França.

(Foto: Reprodução/Academia Parnaibana de Letras)

Situada no Piauí, foi projetada para as comemorações dos 150 anos de Teresina. Inaugurada em agosto de 2002, possui um mirante no topo do único mastro central onde os estaios são sustentados.

Fonte: Uol.


Saiba mais sobre pontes estaiadas

Pontes de concreto, com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados apresenta, na primeira parte, os conceitos básicos sobre pontes e suas partes, as ações que atuam nelas, os sistemas estruturais que as suportam, as seções transversais e os apoios.

Na segunda parte, apresenta e explica as aplicações do concreto pré-moldado em pontes, seja na superestrutura, na infraestrutura, em pontes enterradas ou em pontes em arco. O mesmo conhecimento também pode ser aplicado para outros sistemas estruturais.

Na terceira parte do livro, textos escritos pelo autor, Mounir Khalil El Debs, e contribuições de professores e engenheiros convidados aprofundam e enriquecem o conteúdo apresentado nas duas partes anteriores, com temas avançados e alternativas construtivas ainda pouco comuns no Brasil.

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Capa do livro “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, publicação da Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados”, publicação da Editora Oficina de Textos

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