Vai prestar a prova do Bloco 3 do CNU? Prepare-se!

A Ofitexto preparou uma lista de recomendações de leituras para os conhecimentos específicos cobrados na prova do Bloco 3 do CNU. Confira!

A Ofitexto te ajuda com indicações de livros para os conhecimentos específicos cobrados na prova do Bloco 3 do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Para quem está um pouco desesperado em relação ao CNU, ou Enem dos Concursos, a Ofitexto traz algumas recomendações de livros que podem te ajudar com os conhecimentos específicos do Bloco 3 (Ambiental, Agrário e Biológicas)! 

Com a característica de prova unificada, o conteúdo do Bloco 3 é muito amplo, considerando os eixos temáticos 3, 4 e 5. Acaba sendo difícil um profissional conseguir dominar em profundidade tantos eixos. Então, o que fazer? 

A estratégia que propomos é adquirir uma iniciação nos temas pouco familiares e demonstrar alto domínio nos temas em que você já atua

Com isso em mente, nós selecionamos uma série de livros para você estudar os tópicos dos eixos temáticos 3, 4 e 5, que são de conhecimentos específicos.


EIXO TEMÁTICO 3: CARACTERIZAÇÃO DA PAISAGEM NO MEIO RURAL 

Caracterização e uso dos solos:  

Para abordagem geral

Mais aprofundado

Hidrologia, Meteorologia e condições climáticas: ciclo hidrológico e balanço hídrico; águas superficiais, subterrâneas e de chuva

4 Cartografia, geodésia, geoprocessamento, SIG, topografia:  

Para uma abordagem iniciante: 

Para maior profundidade: 

EIXO TEMÁTICO 4: PRÁTICAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA NO MEIO RURAL 

Uso agrícola das terras:  

Parte dos tópicos estão contemplados nos livros do EIXO TEMÁTICO 3.  

Manejo de nutrientes e fertilizantes, inclusive na agricultura orgânica:  

Gestão de bacias hidrográficas: 

Para casos práticos:  

Diferentes tipos de agricultura e respectivos requisitos: 

Irrigação e drenagem: 

EIXO TEMÁTICO 5: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO MEIO RURAL 

Desenvolvimento sustentável:  

Avaliação de impactos ambientais: 

Mudança do clima e adaptação:  

Zoneamento ecológico-econômico: 

Com efeito, não existe um livro que apresente sequer um eixo temático completo. Para montar esse conteúdo, você precisa consultar capítulos que estão em diferentes livros.

Nas publicações da Ofitexto, isso é relativamente fácil: a maioria de nossos livros são oferecidos também em versão fracionada, por capítulos, todos em formato digital, disponíveis em nosso site. É só entrar nos links dos livros indicados publicados pela Oficina de Textos e comprar os capítulos referidos no edital!

Banner dos livros de conhecimento específico do Bloco 3 do CNU.