Atualizado e ampliado, “Engenharia Legal e de Avaliações” de Sérgio Abunahman ganha nova edição

O engenheiro Sérgio Antonio Abunahman, cujo falecimento completa um ano neste 7 de abril de 2022, foi um dos principais especialistas em Engenharia Legal do Brasil. Considerado um dos maiores peritos técnicos do País, foi professor de cursos de Engenharia Legal e de Avaliações em várias universidades brasileiras. Lecionou a mesma disciplina também em Portugal, no Instituto Superior Técnico de Lisboa, na década de 1990.

O livro por ele escrito, Engenharia Legal e de Avaliações, agora reeditado, é considerado uma obra de referência no segmento, uma espécie de “bíblia” para engenheiros, arquitetos e profissionais interessados em estudar e praticar a avaliação técnica de imóveis.

Imagem do engenheiro Sérgio Antonio Abunahman.

Engenheiro Sérgio Antonio Abunahman

Em 2022, a quinta edição da obra será lançada pela Oficina de Textos totalmente revisada e ampliada. “Trata-se de uma homenagem da editora a esse que foi o maior nome da engenharia legal no Brasil”, conta a engenheira Shoshana Signer, diretora da Oficina de Textos.

O trabalho de revisão e ampliação coube a dois dos amigos e colegas de Sérgio Abunahman, engenheiro civil Salvador Bailuni, que foi sócio de Abunahman, e a arquiteta e doutora em engenharia civil, Simone Feigelson, professora na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Simone lecionou nos Cursos de Extensão em Engenharia Legal e de Avaliações ao lado de Sérgio e de Salvador na PUC-Rio.

Nova edição: Avaliação de Imóveis e Perícias de Engenharia

livro de Abunahman ensina o processo de avaliação técnica de imóveis, apresentando métodos de cálculo para avaliação de construções e de terrenos urbanos, rurais, comerciais, residenciais, jazidas minerais e máquinas e equipamentos.

As avaliações de bens têm aplicação nas esferas judicial e extrajudicial, explica o engenheiro Bailuni. Na esfera judicial, um perito – que pode ser engenheiro ou arquiteto – é acionado pelo Poder Judiciário para elaborar laudos que serão juntados a processos de desapropriação de imóveis, por exemplo, ou ações que questionam reajustes de aluguéis.

Já na esfera extrajudicial, o profissional habilitado nesse tipo de avaliação pode elaborar relatórios para mensurar, por exemplo, o real valor de uma construção para fins de venda. Em ambos os casos, o profissional deve dominar os conceitos que cercam a avaliação e a perícia técnica, aplicar corretamente as normas técnicas sobre o assunto e elaborar cálculos específicos para cada caso. “É o que ensina o professor em seu livro”, esclarece o engenheiro.

Novos conteúdos

Sérgio Abunahman faleceu aos 77 anos no dia 7 de abril de 2021, vítima da Covid-19. Em homenagem ao professor, a nova edição da obra está em pré-venda pela Oficina de Textos durante o mês de abril, mês em que se completa um ano da sua morte. A quinta edição foi totalmente atualizada, seguindo as normas técnicas mais recentes, além de ampliada, com um novo capítulo.

O livro era chamado de ‘A bíblia do professor Sérgio Abunahman’”, também conhecido como “Curso Básico Engenharia Legal e de Avaliações“, explica Simone Feigelson. A obra apresenta tabelas, conceitos, exemplos de laudos elaborados pelo professor e informações muito úteis a quem atua ou está começando sua carreira na área de avaliação e de perícia de imóveis.

Capa de Engenharia legal e de avaliações

Era preciso, no entanto, atualizar os dados da obra seguindo as normas mais recentes e os valores financeiros atualizados. “Fizemos um extenso trabalho de atualização das informações com base na norma ABNT NBR 14.653 e nas metodologias que ela estabelece”, declara Simone. “Todo o livro foi atualizado, capítulo por capítulo”.

Já o novo capítulo, o 15º, escrito pelos revisores, traz exemplos de trabalhos feitos em parceria com o professor. “Ele era uma pessoa que trabalhava muito em parceria”, conta Simone. “Em homenagem a ele, trouxemos exemplos de avaliações de imóveis muito diferentes para que os leitores tenham ideia de como essa prática leva a um extenso leque de situações – e que é preciso avaliar caso a caso”.

Homenagem ao mestre: Sérgio Abunahman

Abunahman era apaixonado por lecionar e compartilhar seus conhecimentos. Por mais de três décadas, cativou a atenção de várias gerações de alunos, muitos dos quais se tornaram profissionais da área, inspirados pelo mestre. Quando faleceu, no dia 7 de abril de 2021, sua partida foi lamentada por todos os que admiravam sua didática, profissionalismo, extensa bagagem técnica, seu entusiasmo com a Engenharia Legal e especialmente seu caráter e generosidade.

Salvador Bailuni lembra das salas de aula lotadas de estudantes ansiosos em assistir as aulas de Abunahman. Nos congressos, seminários e simpósios da área, sua chegada era aguardada e o professor, tratado com honrarias.

No entanto, a maior gratificação para Abunahman era, de acordo com Bailuni, saber que seus alunos eram bem-sucedidos na área. Muitos deles retornavam ao professor para expressar sua gratidão e contentamento com o trabalho. “Lembro de uma mensagem de agradecimento de um ex-aluno que atribuía ao curso de Abunahman o fato de estar trabalhando e ‘colocando comida na mesa’ de sua família. Isso era o que trazia a maior felicidade ao professor”.

A partida de Sérgio Abunahman foi lembrada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), pela Associação Brasileira de Avaliação e Perícia (ABAP), pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e outras importantes entidades da área. Para seus colegas, ex-alunos e novas gerações de engenheiros, seu legado será para sempre lembrado e mantido.

A reedição desse livro foi a maneira que encontramos de manter vivo e íntegro o legado do amigo Sérgio Abunahman”, sustenta a professora Simone Feigelson. “Compartilhar conhecimento foi a essência da sua vida profissional. O livro foi o nosso jeito de lhe dizer: muito obrigado, Sérgio.

Veja abaixo as entrevistas exclusivas com Salvador Bailuni e Simone Feigelson: