Segundo o Prof. Mounir Khalil El Debs, as aplicações das arquibancadas nesse tipo de construção com o concreto pré-moldado são particularmente interessantes devido à sua complexidade e ao alto grau de repetição
Arquibancadas com concreto pré-moldado (Fonte: Pixabay)
Na construção de arquibancadas definitivas com as mais diversas finalidades, como estádios, ginásios e outras obras do gênero, para facilitar a visibilidade dos assistentes, é geralmente empregado o concreto armado.
Nesse tipo de construção, a aplicação do CPM é particularmente interessante devido ao fato de que, na alternativa em concreto moldado no local (CML), os trabalhos relativos à execução da fôrma, da armação e da concretagem não são simples e apresentam um alto grau de repetição.
Uma vez que o CPM é bastante interessante para a construção das arquibancadas, por uma questão de extensão do processo de execução, ele também passa a ficar interessante para o restante da estrutura.
Nos estádios e ginásios cobertos, o CPM pode ser empregado, além das arquibancadas, na estrutura de suporte das arquibancadas, na cobertura da construção ou das arquibancadas, nas áreas de acesso e em elementos de fachadas. Cabe registrar que muitas vezes é aplicada uma alternativa intermediária, entre as extremas com emprego exclusivo do CPM e com CML, mas sempre com tendência de utilizar o CPM pelo menos nas arquibancadas.
As principais formas da seção transversal dos elementos pré‑moldados utilizados nas arquibancadas estão indicadas na figura abaixo. Esses elementos têm sido executados em concreto armado e concreto protendido. A forma em L pode ser repetida duas ou três vezes em um mesmo elemento, compondo seções transversais com duplo ou triplo L.
Elementos pré‑moldados empregado em arquibancadas (Imagem retirada do livro Concreto pré-moldado 2ª ed., publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)
O elemento com seção triplo L, desde que equacionadas as condições de transporte e montagem, é mais adequado de acordo com o princípio de minimizar o número de ligações, além de ser menos susceptível a vibrações, que têm recebido maior atenção no projeto de estádios.
Na figura C está mostrada a seção transversal desse tipo de elemento, com a armadura principal de protensão disposta para atender à flexão que ocorre segundo os eixos principais de inércia.
Em determinadas situações, as arquibancadas podem ser apoiadas diretamente no solo. Essa alternativa é bastante interessante quando houver condições topográficas adequadas. Nesses casos, os elementos das arquibancadas não ficarão submetidos a solicitações importantes na situação definitiva.
O emprego do CPM é justificado pela possibilidade de racionalizar a construção e propiciar grande durabilidade a ela. A figura a seguir mostra uma aplicação do caso em questão, em que foi empregada a argamassa armada para possibilitar a montagem manual.
Exemplo de aplicação do CPM em arquibancada apoiada sobre o solo (Imagem retirada do livro Concreto pré-moldado 2ª ed., publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)
Outra parte que merece destaque nesse tipo de construção é a cobertura. No caso em que a construção toda é coberta, como ginásios, aplica-se o que foi apresentado sobre as coberturas. Em outros casos, a cobertura alcança apenas as arquibancadas ou parte delas, obrigando-se a recorrer à estrutura com grandes balanços.
Para saber mais
Com mais de 400 páginas, dividido em quatro partes e 13 capítulos, Concreto pré-moldado – 2ª ed. compreende desde os fundamentos do concreto pré-moldado, prosseguindo pelas aplicações em edifícios, pontes e outras construções civis e completando com os elementos de produção especializada. Na última parte são apresentados anexos que, entre outros assuntos, incluem exemplos numéricos.