Patologia das construções: definições e nomenclaturas

Patologia das construções: é a ciência que estuda os defeitos e as falhas em edificações e construções em geral.

Patólogo ou inspetor: é o profissional que trabalha com patologia das construções.

Patologia das construções: foto de uma ponte sem um pedaço, que foi arrancado pela água de uma cachoeira.

O pedaço arrancado pela água tem mais de 50 metros. A ciclovia é suspensa e junto ao mar (Fonte: Fábio Motta/Estadão Conteúdo)

Vida útil de projeto (VUP): vida útil prevista e demonstrada no projeto executivo, com manutenção realizada de acordo com o estabelecido no manual de uso, operação e manutenção.

Manutenção: pode ser a preventiva, corretiva, preditiva e detectiv (NBR 5674:2002).

Manifestação patológica: são os defeitos, falhas e danos observados nas construções. Por exemplo, uma fissura ou um manchamento de elemento estrutural.

Profilaxia: são as medidas preventivas adotadas para que não ocorram problemas nas construções. Por exemplo, adotar um cobrimento de concreto adequado para proteger as armaduras da corrosão.

Sintomatologia: é o estudo de como os defeitos se manifestam visualmente, no qual um patólogo ou inspetor se baseia para um diagnóstico preliminar do problema. O diagnóstico preliminar depende muito da experiência do profissional e de conhecimento prévio de casos similares.

Anamnese: é a análise de documentos, projetos e do histórico da edificação. Pode incluir entrevistas com moradores ou usuários com conhecimento sobre o objeto de estudo, como um síndico ou vizinho antigo.

Ensaios não e semidestrutivos: os ensaios não destrutivos não causam qualquer dano ao objeto de estudo, como no caso de uma esclerometria ou ultrassom. Já os ensaios semidestrutivos causam alguma perturbação, como quando se extrai um corpo de prova de concreto para averiguar a resistência do elemento.

Diagnóstico: é a busca por entender o que aconteceu. Qual o fenômeno instalado, por que ocorreu, quais as consequências: deve-se explicar os sintomas, as origens e o mecanismo dos fenômenos envolvidos.

Prognóstico: é o que irá ocorrer com a edificação enferma caso nada seja feito para corrigir ou estancar o problema. Por exemplo, o prognóstico para uma viga com corrosão de armadura pode ser o seu colapso estrutural.

Terapia: é a correção dos danos. Pode ser um reforço, reparo, restauro, retrofit, entre outras opções.


Para saber mais

O livro Patologia de estruturas vem preencher uma lacuna nesta área que visa garantir as condições de segurança e a funcionalidade das estruturas, sendo uma importante referência para estudantes, técnicos, engenheiros e arquitetos.

Capa de Patologia de estruturas.