Edifícios industriais em aço, de Ildony Bellei, está disponível na Ofitexto!

Sétima edição da obra é recurso indispensável para profissionais que trabalham com estruturas de aço.

Livro prático e bem ilustrado, com mais de 600 figuras, Edifícios industriais em aço vem preencher uma lacuna na Engenharia Civil, visto que não se detém simplesmente no cálculo de peças isoladas. Em vez disso, vai muito além, apresentando todas as condições para que o profissional ou estudante possa desenvolver um bom projeto de um edifício industrial com e sem ponte rolante

Segundo o autor, Ildony H. Bellei, as razões que o levaram a escrever este livro se fundamentam, essencialmente, em transmitir aos profissionais que militam no setor, e àqueles que nele pretendem se iniciar, sua experiência de três décadas em projetos de estruturas de aço, especialmente no setor de edifícios industriais de porte médio e pesado

Partindo do pressuposto de que os profissionais tenham conhecimento básico das normas de cálculo em aço, o livro está pautado em 21 capítulos. Vai da parte geral, passa pelas partes que compõem um edifício industrial e termina com o detalhamento, a fabricação, a proteção e a montagem, que são as outras fases necessárias à execução das estruturas, sobre as quais dá apenas noções gerais, pois, devido a sua complexidade, merecem um livro à parte. 

Perspectiva didática de um galpão industrial com indicação do nome usual de seus principais componentes, como pórtico, lanternim, escoras, terças, telhas, cobertura, vigas etc. Imagem retirada do capítulo 6 do livro Edifícios industriais em aço.

Perspectiva didática de um galpão industrial com indicação do nome usual de seus principais componentes. Imagem retirada do capítulo 6 do livro Edifícios industriais em aço. Todos os direitos reservados

Na parte de orientação e de cálculo, foi utilizada a especificação do American Institute of Steel Construction (AISC) como base, o método das tensões admissíveis, por se tratar de processo de cálculo bem sedimentado, no qual o autor teve a maior parte de sua experiência. 

Ao longo do livro, há várias referências à nova norma brasileira de aço NBR 8800, cujo método de cálculo é dos estados-limites, e àquilo que ela normaliza ou especifica, independentemente do método de cálculo. 

Além da parte básica, são introduzidos quatro apêndices, sendo: 

A – Resumo e adaptação da especificação do AISC/89; 

B – Tabelas de comprimento efetivo de flambagem para colunas com inércia variável; 

C – Tabelas em geral de perfis, chapas de piso, trilhos etc.; 

D – Projeto completo com memória de cálculo de todas as peças que compõem um edifício industrial com vão de 20 m, altura de 9 m, comprimento de 48 m e ponte rolante de 10 tf, em pórtico de alma cheia. 

Como diferencial da sétima edição, além de algumas revisões normais, houve uma atualização mais ampla para atender as novas especificações do AISC/05 – 13ª edição, sempre dentro do método das tensões admissíveis (ASD), e alguns itens da NBR 8800/08. Para ficar compatível com as normas atuais, o autor passou a adotar para forças o kN e, para as tensões, o kN/cm². 

Ildony H. Bellei veio a falecer no início de 2024, mas deixou como marca, entre toda a grandiosidade de seu legado, essa obra completa e atualizada sobre as estruturas em que mais trabalhou em vida.

Garanta já o seu em nossa livraria on-line!

Banner de lançamento do livro Edifícios industriais em aço, com o preço de R$ 175,00.