Chama-se de estrutura um conjunto de elementos resistentes de uma construção. Esse conjunto deve ser estável e capaz de receber solicitações externas e transmiti-las aos apoios (caminhamento das cargas), mantendo seu equilíbrio estático.
Esse conjunto de partes ou componentes, organizado de forma ordenada, deve cumprir funções como vencer vãos (conforme acontece com pontes e viadutos), preencher espaços (em edifícios, por exemplo) ou conter empuxos (como nos muros de arrimo, tanques ou silos).
A estrutura deve cumprir a função a que está destinada com um grau razoável de segurança, de maneira que tenha um comportamento adequado nas condições normais de serviço. Além disso, deve satisfazer outros requisitos, tais como manter o custo dentro de limites econômicos e satisfazer determinadas exigências estéticas.
Duas etapas importantes devem ser observadas no desenvolvimento de um projeto estrutural:
a] Definição do sistema estrutural:
- identificação do tipo de estrutura ou do elemento estrutural;
- separação de cada elemento estrutural identificado;
- substituição dos contornos pelos vínculos;
- indicação dos diversos carregamentos atuantes.
b] Verificações nos estados-limites, dimensionamento e detalhamento:
- cálculo das reações;
- cálculo dos esforços solicitantes (máximos e mínimos quando necessário);
- elaboração dos diagramas;
- cálculo das armaduras para os esforços máximos;
- comparação das tensões atuantes com as tensões resistentes;
- detalhamento das armaduras;
- verificação das deformações e das aberturas de fissuras.
Examinando a sequência citada anteriormente, fica evidente a complexidade de um projeto estrutural. Essa complexidade exige do projetista estrutural uma série de questionamentos, entre eles: o que se pode considerar como segurança razoável ou como resistência adequada? Que requisitos devem satisfazer uma estrutura para que seu comportamento seja considerado satisfatório em condições de serviço? O que é custo aceitável? Que vida útil deve ser prevista? A estrutura é esteticamente aceitável?
Para saber mais
Para saber mais sobre a análise estrutural, ações e seguranças nas estruturas entre outros tópicos, adquira nosso livro Elementos das fundações em concreto. O engenheiro e professor João Carlos de Campos detalha e exemplifica nesta obra os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado.
Cálculos e equações são um dos pontos fortes, e o autor explica as fórmulas com base em imagens detalhadas, gráficos e informações!