Engenharia ferroviária: função e constituição da via férrea

Um dos conceitos mais completos de estrada de ferro diz que ferrovia é um sistema de transporte terrestre, autoguiado, em que os veículos (motores e rebocados) se deslocam com rodas metálicas sobre duas vigas contínuas longitudinais, também metálicas, denominadas trilhos.

Foto de uma ferrovia com dois trilhos indo em direção ao horizonte, com o por do sol à direita e nuvens no céu.

A infraestrutura ferroviária é o conjunto de obras que formam a plataforma da estrada e suporta a superestrutura, sendo composta por terraplenagem (Fonte: poder360.com.br)

Os apoios transversais dos trilhos, os dormentes, são regularmente espaçados e repousam geralmente sobre um colchão amortecedor de material granular denominado lastro, que, por sua vez, absorve e transmite ao solo as pressões correspondentes às cargas suportadas pelos trilhos, distribuindo-as, com taxa compatível à sua capacidade de suporte para o terrapleno (infraestrutura ferroviária).

A ferrovia é composta de dois subsistemas básicos: o de material rodante, do qual fazem parte os veículos tratores e rebocados, e o de via permanente, apresentado na figura abaixo, do qual fazem parte a infraestrutura e a superestrutura ferroviária.

Esquema ilustrativo de uma seção transversal da plataforma ferroviária.

(Imagem retirada do livro Manual básico de Engenharia Ferroviária. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)

A infraestrutura ferroviária é o conjunto de obras que formam a plataforma da estrada e suporta a superestrutura, sendo composta por terraplenagem (aterros e cortes), sistemas de drenagem, obras de arte correntes e especiais (pontilhões, pontes e viadutos) e túneis.

A superestrutura é o segmento da via permanente que recebe os impactos diretos da carga. Seus principais componentes são os trilhos, os acessórios de fixação, os aparelhos de mudança de via, os dormentes, o lastro e o sublastro, que estão sujeitos às ações de degradação provocadas pela circulação dos veículos e de deterioração por ataque do meio ambiente.

A superestrutura é classificada como rígida, quando os dormentes são assentados sobre lajes de concreto ou quando os trilhos são fixados diretamente sobre uma viga, e como elástica, quando se utiliza lastro para distribuir convenientemente sobre a plataforma os esforços resultantes das cargas do material rodante, garantindo a elasticidade e fazendo com que a carga transmitida pelos trilhos seja suportada pelos dormentes e pelo lastro.


Para saber mais

Manual básico de Engenharia Ferroviária explica em detalhes todas as etapas envolvidas no projeto de ferrovias, desde estudos de traçado e licenciamento ambiental até projetos de túneis, superestruturas e obras de arte especiais.

Capa de Manual básico de Engenharia Ferroviária.

Trata também da operação e manutenção, além dos principais conceitos sobre o material rodante.