Engenharia ferroviária: uso de geossintéticos

Os geossintéticos são materiais fabricados a partir de polímeros para aplicação em obras geotécnicas (contenções em aterro reforçado, aterros reforçados sobre solos moles), obras rodoviárias (reforço de base de pavimentos e restaurações), obras ferroviárias (reforço de lastro e sublastro) e obras de terraplenagem.

Foto de uma ferrovia na direção do horizonte; ao redor, vegetação.

Entre os geossintéticos, as geogrelhas são os materiais especificamente desenvolvidos para atuar como reforço de estruturas, apresentando ampla aplicabilidade em obras ferroviárias, uma vez que os serviços de terraplenagem representam parte importante de obras desse tipo.

De maneira geral, os geossintéticos apresentam grande potencial de utilização na construção de ferrovias, tanto em obras de infraestrutura, compostas basicamente por terrapleno, e obras relacionadas à drenagem (rebaixamento do nível de água, quando necessário, e sistemas de captação e destinação de águas pluviais), terraplenagem e obras de contenções, quanto na implantação da superestrutura, por meio da utilização da geogrelha como reforço de sublastro ou lastro.

Ilustração de onde os geossintéticos podem ser aplicados: no talude reforçado, na estrutura de contenção, no lastro.

Locais em que os geossintéticos podem ser aplicados (Fonte: Manual básico de engenharia ferroviária. Todos os direitos reservados à Oficina de Textos)

Em muitas situações, a adoção de uma solução envolvendo o uso de geogrelha representa economia para o projeto, sendo algumas vezes a única a viabilizar a execução da obra do ponto de vista técnico e econômico. Portanto, sempre que o uso da geogrelha for adequado, é preciso analisar qual material melhor satisfaz às necessidades requeridas pelo projeto. Essa análise deve levar à especificação das propriedades que caracterizam a geogrelha mais adequada para cada situação.

Em outras palavras, o dimensionamento deve levar à determinação de uma geogrelha que cumpra os parâmetros especificados: resistência à tração do material, níveis de deformabilidade adequados, comportamento em fluência, interação com o solo, entre outros.


Para saber mais

Para mais detalhes sobre os principais geossintéticos utilizados em estruturas ferroviárias e sobre as aplicações mais correntes, adquira o Manual básico de engenharia ferroviária.

Capa de Manual básico de Engenharia Ferroviária.

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