Entre vantagens e desvantagens, o projeto de alvenaria cresce no Brasil

Veja a seguir quais são os tipos de alvenaria, suas vantagens e desvantagens e como esse tipo de projeto vem evoluindo a ponto de ser utilizado na construção de prédios de grande porte

Imagem de patologia em um projeto de alvenaria, com os tijolos aparecendo por trás do concreto.

Caso recorrente de patologia em projeto de alvenaria (Imagem retirada do livro Patologias em alvenarias – 2ª edição, Editora Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)

A alvenaria é um sistema barato, rápido e, culturalmente, no Brasil a gente espera que uma edificação seja de alvenaria. Enquanto nos Estados Unidos se usa muito drywall e outros tipos de revestimentos, por aqui a alvenaria ainda é bastante difundida, principalmente por conta do baixo custo se comparada a outros elementos de vedação.

As alvenarias se dividem em dois tipos: estruturais e não estruturais. Ambos podem ser compostas por tijolos cerâmicos, de concreto, de calcário.

·         Alvenarias não estruturais

As alvenarias não estruturais têm as seguintes finalidades: compartimentar ambientes, podendo ser internas ou externas (estas últimas delimitam a edificação); resistir ao seu peso próprio e a pequenas cargas de ocupação, como prateleiras e lavatórios; resistir às cargas de ventos e às solicitações de tentativa de intrusão sem que a segurança dos ocupantes da edificação seja prejudicada; resistir a certo nível de impacto sem entrar em ruína; resistir à ação do fogo, não contribuindo para o início de um incêndio nem para a propagação de chamas e calor, e não produzindo gases tóxicos quando em combustão.

·         Alvenarias estruturais

A alvenaria estrutural, além de ter as mesmas finalidades da alvenaria não estrutural, serve também como suporte estrutural. Conforme o cálculo das cargas a serem suportadas, pode ser provida de pontos de graute e armaduras para aumentar sua capacidade, portanto.

Vantagens e desvantagens

Segundo Cristina Furlan Caporrino, autora do livro Patologias em alvenarias – 2ª ed., “a vantagem da alvenaria estrutural é que ela é uma obra rápida, barata, porque a própria alvenaria faz parte da estrutura, então as lajes se apoiam na alvenaria, e a grande desvantagem dela é a limitação de mudanças posteriores, então se eu precisar fazer uma reforma eu não posso retirar a alvenaria estrutural, pois se eu tivesse que retirar teria que fazer um reforço e contratar um projeto estrutural para fazê-lo”.

Além disso, pode limitar um pouco o tamanho dos vãos. Quando se tem uma edificação com grandes vãos, um projeto de alvenaria não é considerado adequado. Com isso, o mais recomendado é uma obra em concreto armado ou com estrutura metálica e alvenaria de vedação.

Evolução da qualidade

No entanto, com a disseminação da alvenaria estrutural pelo País, houve também uma evolução da qualidade técnica dos blocos, assim como a capacitação de construtores e fabricantes em diversas regiões.

Esse sistema construtivo cresceu nas últimas décadas, associado às obras em grande escala de prédios com poucos pavimentos, destinados às moradias populares.

Hoje em dia, já é bastante adotado na execução de projetos de edifícios residenciais de médio e alto padrão e em prédios hoteleiros, variando geralmente entre oito e 15 pavimentos, com possibilidade de ir além, de acordo com as especificações dos projetos. O sistema também é adotado em edifícios baixos, como creches, escolas e unidades de saúde.

Entre outros pontos que levaram ao uso do projeto de alvenaria para construções de grande porte, está o desenvolvimento de blocos mais resistentes à compressão para atender a projetos com maior número de pavimentos e/ou com vãos mais largos.

Nas últimas duas décadas, a resistência dos blocos cresceu, e surgiram fabricantes capazes de oferecer produtos estruturais de diversos materiais com cerca de 20 MPa.

Essa resistência maior, porém, é oferecida ao custo de paredes mais grossas e blocos mais pesados, que também são pontos limitantes para a diversificação dos projetos.


Para saber mais

Está disponível em nossa livraria a obra Patologias em alvenarias – 2ª edição, que descreve de forma clara e didática as patologias e suas causas mais comuns, bem ilustradas por esquemas e fotos de casos reais, não descuidando ainda dos revestimentos argamassados.

Capa de Patologias em alvenarias 2a ed.