A engenharia civil brasileira perdeu no dia 11 de outubro de 2021 uma de suas maiores expoentes, a engenheira calculista de estruturas Cristiana Furlan Caporrino, professora universitária, autora de livro, e figura carimbada nos canais de TV, dando consultoria de conservação de estruturas de pontes, viadutos, edifícios.
Cristiana Furlan, durante a sessão de autógrafos no 21º ENECE – Encontro Nacional de Engenharia e Consultoria Estrutural, promovido pela ABECE, em 2018
Engenheira Civil pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo (USP), era Sócia-diretora da Furlan Engenharia e Arquitetura, empresa especializada em projetos e obras.
Para muitos colegas de trabalho “era a engenheira estrutural mais brilhante que já conheci”. Incrível profissional, sempre disposta a ajudar amigos e colegas da profissão. Além de uma grande engenheira, Cris também era professora de Dança!
A Oficina de Textos teve o prazer de tê-la em nosso quadro de autores, com a publicação de segunda edição do livro Patologia em alvenarias, lançado em 2018.
Depoimento do Eng. Renato Sahade
A equipe Ofitexto entrou em contato com o engenheiro Renato Sahade, para falar um pouco mais da Cris. Sahade havia começado em 2020 um projeto com a engenheira chamado “Novos Patologistas”, juntamente com o Eng. Lawton Parente e o Eng. Matheus Leoni.
Cris foi uma pessoa e engenheira incrível!
Como pessoa, era meiga e respeitosa! No dia que a conheci, em março de 2020, já me afeiçoei a ela! Muito alegre, sempre de bom humor, mesmo com pandemia na sequência, o que nos impediu de nos vermos pessoalmente, ela estava sempre presente nas nossas lives e reuniões on-line. Ela tinha um carisma que falta nas pessoas: você se achava o melhor amigo dela logo de cara.
Como profissional, ela era uma líder nata: sabia agregar e pagava bem pelos serviços que contratava e convencia o cliente da necessidade de valorizar a nossa engenharia. Foi uma obra complexa que pegamos juntos, um caso de incêndio onde aprendemos juntos as nuances e as dificuldades de se avaliar uma estrutura sujeita ao fogo. Ela foi muito caprichosa e nos deu total autonomia para darmos nossa contribuição.
Falar de Cris não é fácil! Ela está presente mesmo estando longe. Meus olhos não disfarçam as lágrimas quando falo dela! Foi um tempo tão pequeno, mas ela confiou em nós, confiou em nossa amizade e nosso conhecimento técnico. Em fevereiro ou janeiro de 2021 ela me ligou! Por que eu? Não sei, mas nos afeiçoamos logo de cara: ligou para dizer que estava distante pois estava tirando uns nódulos na região da cabeça… gelei ao ouvir isso! Depois disso, foram dias difíceis, onde não podíamos visitá-la por causa do isolamento e que não tínhamos muitas notícias ou informações sobre sua saúde. Logo depois, chegou a tão triste notícia de que ela não estava mais entre nós. Cris está presente em cada aula que damos, em cada momento quando se fala em câncer: mulher forte e amiga. Amiga… nunca reclamou! Sempre lutou! Sempre comum sorriso no rosto!
Para quem quiser conhecer um pouquinho mais do trabalho de Cristiana Furlan, deixamos o episódio onde ela é a entrevistada no Podcast Autores da Engenharia.
Também deixamos a maravilhosa homenagem que o Eng. Lawton Parente, Eng. Matheus Leoni e Eng Renato Sahade fizeram para ela logo após seu falecimento.
Inspirou muita gente com sua inteligência, dedicação e alegrou muitas vidas com seu sorriso. Obrigada Cris!