O autor João Carlos de Campos aborda os parâmetros de segurança e determinação da capacidade resistente dos solos, elementos que recebem as cargas das estruturas
O especialista em solos deve acompanhar e/ou determinar parâmetros de capacidade resistente e estabilidade do solo, para o dimensionamento e os detalhamentos da estrutura de concreto armado. A Mecânica dos Solos classifica os materiais que cobrem a terra (solo) em alguns grupos, como:
- rocha;
- solo arenoso;
- solo siltoso;
- solo argiloso.
Essa divisão não é muito rígida e nem sempre se encontram solos que se enquadram em apenas um dos tipos. Por exemplo, quando se diz que um solo é arenoso, está na verdade querendo-se dizer que a sua maior parte é areia, e não que tudo é areia.
Da mesma forma, um solo argiloso é aquele cuja maior proporção é composta por argila. Um dos principais critérios para fazer a classificação do solo é o tamanho dos seus grãos. A NBR 6502:1995 classifica os solos segundo a tabela abaixo:
(Imagem retirada do livro Elementos de fundações em concreto – 2ª ed., publicado pela Oficina de Textos. Todos os direitos reservados)
É importante destacar que a granulometria apresentada na tabela difere daquela dos agregados para argamassa e concreto, claramente definidos na NBR 7225:1993. Existem os solos coesivos (argilosos e siltosos) e os solos não coesivos (granulares e arenosos).
Para saber mais
Elementos de fundações em concreto – 2ª ed. detalha e exemplifica os cálculos estruturais, e também discute as características e as aplicações de fundações em concreto armado. As etapas da Análise Estrutural, o dimensionamento de peças de concreto e modelos de cálculo para o controle de fissuras, as características do solo e os cálculos de tensão: tudo isso pode ser encontrado no livro. Nessa segunda edição, todas as normas foram atualizadas, principalmente a NBR 6122, enquanto textos, equações e figuras foram revistos e complementados.