A geração de resíduos de construção e de demolição é influenciada por diversos fatores. Pesquisadores vêm estudando em diversos contextos essa questão, tendo identificado fatores intrínsecos e extrínsecos às obras.
De maneira geral, influenciam a geração dos resíduos as características do empreendimento a construir ou demolir (geometria, materiais de construção, processos construtivos etc.), os recursos humanos (tamanho das equipes de trabalho, produtividade, capacitação e treinamento), os aspectos de gestão (monitoramento, fiscalização e organização do canteiro de obras), as iniciativas de reaproveitamento de resíduos e aspectos correlatos (forma de entrega dos materiais e tipos de embalagem, por exemplo).
O reaproveitamento de resíduos faz sentido em uma abordagem em que se considera a obra um sistema fechado, e, uma vez que os resíduos são internamente aproveitados, deixam de necessitar de alternativas para destinação externa.
Aspectos originários da geração de resíduos de construção
Os pesquisadores Olusanjo O Fadiya, Panos Georgakis e Ezekiel Chinyio, na pesquisa intitulada Quantitative analysis of the sources of construction waste (análise quantitativa da origem dos resíduos de construção, em tradução livre), publicada em 2014, identificaram os principais fatores que dão causa à geração de resíduos, apresentados a seguir:
Tabela desenvolvida por Fadiya, Georgakis e Chinyio identificando os principais fatores que dão origem à geração de resíduos. Disponível no livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil. Todos os direitos reservados.
É importante destacar a diferença entre perda e desperdício nesse contexto. Perda corresponde a um mau aproveitamento do material de construção, quer por inadequação técnica (material fora de especificação, imperícia no transporte ou na instalação de um material), quer por desperdício.
Desperdício equivale a um mau planejamento no processo de aquisição de materiais, em que se adquire quantidade superior à necessária para a execução do serviço, dando origem às sobras.
Dessa forma, os resíduos de construção civil abrangem todo tipo de material originado em canteiros de obras que não possui serventia ao construtor/demolidor, em decorrência tanto de perdas quanto de desperdícios.
Geração de resíduos de demolição
No que concerne aos resíduos de demolição, os pesquisadores Xi Chen e Weisheng Lu, em trabalho publicado em 2017, intitulado Identifying factors influencing demolition waste generation in Hong Kong (identificando fatores que influenciam a geração de resíduos de demolição em Hong Kong, em tradução livre), se utilizaram da tecnologia do big data para investigar os fatores que influenciam a geração desses resíduos.
Os autores identificaram fatores internos (custos de demolição e duração) e fatores externos (nível de desenvolvimento regional, tipo de construção e natureza público-privada de desenvolvimento) que influenciam significativamente essa geração.
Para saber mais
O livro Aspectos quantitativos da geração de resíduos da construção civil trata dos processos geradores de resíduos, indicando sua natureza, caracterização e composição.
Apresenta métodos de quantificação, indicadores e modelos preditivos. Sua aplicação é facilitada por exemplos, demonstrações dos cálculos, gráficos e modelos de controle.
A obra está disponível na livraria técnica Ofitexto no formato eBook.