Livro quer estimular o uso em obras de pontes do concreto pré-moldado produzido em fábrica

De autoria do engenheiro e professor Mounir Khalil El Debs e editado pela Oficina de Textos, o livro Pontes de concreto com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados propõe que projetistas e construtores passem a utilizar mais o concreto pré-moldado, especialmente aquele produzido em fábrica, que agrega mais qualidade à obra, além de reduzir custos e desperdícios. Ele concedeu entrevista à equipe de comunicação da editora detalhando aspectos do livro.

Os elementos pré-moldados são muito utilizados pela engenharia brasileira na construção de pontes, especialmente aqueles manufaturados no próprio canteiro de obra. Já o uso dos elementos pré-moldados construídos em fábricas, também chamados de “pré-fabricados”, não é tão comum no Brasil, mesmo sendo amplamente utilizados nos países desenvolvidos.

O incentivo ao uso do concreto pré-moldado é um dos objetivos do livro Pontes de concreto com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados, do engenheiro e professor Mounir Khalil El Debs, um lançamento da editora Oficina de Textos.

Capa de Pontes de concreto

Destinada a estudantes de graduação, pós-graduação e a profissionais da engenharia civil, a obra aborda os principais fundamentos para projeto e manutenção de pontes de concreto. O livro faz um aprofundamento das possibilidades de uso de pré-moldados nas pontes – tanto na superestrutura como na infraestrutura.

Outro destaque da obra está nos apêndices. Artigos escritos pelo autor e profissionais especialmente convidados tratam de tópicos relevantes sobre o tema, com exemplos numéricos, casos de sucesso e alternativas construtivas ainda pouco comuns no Brasil.

Benefícios dos pré-moldados

Em entrevista sobre o livro, concedida à equipe de comunicação da editora Oficina de Textos, Mounir Khalil El Debs detalha os principais benefícios do uso dos elementos pré-moldados, como a redução significativa do tempo de obra. Ele revela, no entanto, que é preciso lançar mão dos pré-moldados produzidos em fábrica para alcançar o limite máximo de aproveitamento desses elementos.

Para que esses benefícios possam ser aproveitados de maneira integral, é preciso que se utilize do concreto desenvolvido em ambiente fabril, em condições que permitam o controle de qualidade, a melhor cura e até a possibilidade de utilização de concreto de alta resistência.

Mounir lembra, na entrevista, que a aplicação do concreto pré-moldado produzido em fábrica na construção de pontes implica redução significativa na manutenção e um maior controle da qualidade. Contribui, além disso, para a sustentabilidade da obra, reduzindo o desperdício de materiais e estimulando a reciclagem na fabricação de componentes. Possibilita, ainda, o reúso de partes da construção, o que aumenta a produtividade e a qualidade das estruturas.

O engenheiro aponta também que o concreto pré-moldado produzido em fábrica tem maior durabilidade e menor custo de manutenção, emprega concreto de maior desempenho e permite maior controle de qualidade, além de proporcionar redução significativa no tempo de obra, minimizando os transtornos da construção.

Nos países desenvolvidos, o concreto produzido em fábrica é muito mais utilizado do que no Brasil. Nos Estados Unidos, por exemplo, há casos de pontes construídas em menos de uma semana usando a solução do concreto pré-fabricado.

O maior desafio para que essa solução seja mais aplicada no Brasil envolve um trabalho de convencimento dos tomadores de decisão, especialmente dos gestores públicos e dos representantes das concessionárias de serviços. Importante também, para isso, é o olhar dos profissionais que projetam e constroem pontes. Eles também precisam estar convencidos das vantagens do pré-moldado produzido em fábrica.

Na visão de Mounir El Debs, é importante que a comunidade técnica (projetistas e construtores) dê um passo além, buscando soluções mais satisfatórias quanto à qualidade e ao tempo.

Confira o vídeo da entrevista completa:

O autor

Mounir Khalil El Debs é graduado em engenharia civil, mestre e doutor em engenharia de estruturas. Professor sênior do Departamento de Engenharia de Estruturas da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo, o autor foi responsável pela criação da disciplina de concreto pré-moldado nos cursos de graduação e pós-graduação da EESC-USP.

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