Livro sobre Mecânica dos Solos propõe exercícios que unem teoria e prática

Livro de exercícios de Mecânica dos Solos de Rômulo Castello une teoria e prática e favorece a compreensão dos conceitos e da sequência lógica necessária para o desenvolvimento de um bom projeto geotécnico

Das explicações na sala de aula da universidade para as páginas de um livro: o geotécnico e professor Rômulo Castello decidiu reunir os conceitos e as anotações que sempre apresentou a seus alunos em um único lugar. Assim nasceu a obra Exercícios de Mecânica dos Solos, publicada pela Oficina de Textos.

O livro traz exercícios interligados e que tratam de diferentes assuntos. “Isso favorece a compreensão da Mecânica dos Solos como um todo”, explica o autor. “Os exercícios interligados permitem que o leitor trace uma sequência lógica para desenvolver o projeto”.

O livro começa com a apresentação de conceitos e cálculos de tensões efetivas. Em seguida, são abordados os acréscimos de tensões, ou seja, as tensões no solo geradas por carregamentos externos.

O terceiro capítulo é dedicado ao cálculo de recalques, onde também são feitas análises de fundações rasas. O autor aborda o projeto de fundaçõesadoção de tensão admissível com base em recalques admissíveis. Ainda neste capítulo, há uma introdução a temas como aterros sobre solos moles.

Nos três primeiros capítulos, o autor propõe exercícios interligados. “Esse é um aspecto muito interessante, porque o leitor vai conseguindo relacionar diferentes conceitos, interligando e estabelecendo uma sequência lógica para resolver um problema de engenharia”, destaca Rômulo. “Trabalhando cálculos de tensões efetivas, tensões geradas por carregamentos externos e recalques, é possível, por exemplo, verificar a viabilidade de um projeto de fundações superficiais”.

A quarta parte do livro é dedicada ao fluxo em meios porosos, começando pelo fluxo unidimensional e seguindo para o fluxo bidimensional, passando por fluxo em meio homogêneo e isotrópico, pela questão da anisotropia do meio e ainda o fluxo em meio heterogêneo.

O autor traz também questões associadas a rebaixamento do lençol freático, fluxo de óleo e fluxo em meio não saturado.

O próximo tema é a evolução dos recalques ao longo do tempo. “O capítulo começa com um exercício básico e vai para outros mais elaborados, com questões relacionadas à aceleração dos recalques, muito pertinentes para projeto de aterros sobre solos moles. São ressaltados também o acompanhamento e o monitoramento dos recalques, que são fundamentais”.

A última parte do livro trata do estado de tensões no solo e resistência ao cisalhamento. “Neste capítulo, há diversos exercícios sobre os mais variados temas. Análise de estabilidade por equilíbrio limite, análise de estabilidade de taludes infinitos, finitos, talude com fluxo, talude não saturado, talude de barragem, análise de estabilidade de obra de contenção com muro de arrimo, grampeamento, projetos de fundações e análise probabilística”.

Durante a graduação em Engenharia Civil, na Universidade Federal do Espírito Santo, Rômulo Castello teve o primeiro contato com a Mecânica dos Solos. “Fiquei muito entusiasmado. Os professores mostravam a teoria e aplicações práticas da Mecânica dos Solos. Ao me formar, pretendia ingressar na área de projetos geotécnicos, especialmente de fundações e contenção”.

Antes disso, no entanto, foi cursar o mestrado em Engenharia Civil na PUC-Rio. “Ali, tive contato com outras áreas da Geotecnia e realmente conheci uma teoria mais profunda. Após o mestrado, comecei a fazer projetos de fundações, de obras de contenção. Exatamente o que eu queria”.

Naquele momento Rômulo deu início também à sua carreira no magistério, lecionando em universidade privada e atuando como professor substituto em universidade federal. Depois de concluir o doutorado, prestou concurso e ingressou como professor efetivo na Universidade Federal do Espírito Santo, onde leciona atualmente.

Capa de Exercícios de Mecânica dos Solos.

Disponível na livraria técnica!