Mounir Khalil El Debs fala sobre características de pontes de concreto pré-moldado

Em entrevista ao Comunitexto, Mounir Khalil El Debs, autor de Pontes de concreto com ênfase em elementos pré-moldados, abordou detalhes sobre a construção de pontes com o uso de elementos de concreto pré-moldado. Além disso, falou sobre as diferenças entre os elementos pré-moldados e os pré-fabricados. Confira a entrevista na íntegra a seguir. 

Capa de Pontes de concreto com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados.

CT: Quais são as características de uma ponte de concreto pré-moldado?

MKED: Para as construções em geral e de uma forma simplista, pode-se considerar que o concreto pré-moldado apresenta as vantagens que resultam da execução de parte da estrutura fora do local de utilização definitivo, como consequência das facilidades da produção dos elementos e da eliminação ou da redução do cimbramento. 

No caso da produção em grandes séries, em fábricas, o concreto pré-moldado apresenta algumas características que conferem claras vantagens para o seu emprego. Entre outras, elas seriam: redução do tempo de construção, melhor controle dos componentes pré-moldados, redução de desperdícios de materiais na construção.  

Exemplo de construção de ponte com prazo reduzido de 72 dias para 72h.

Exemplo de construção de ponte com prazo reduzido de 72 dias para 72h, presente no livro Pontes de concreto com ênfase em elementos pré-moldados. Todos os direitos reservados.

Para as pontes, podem se destacar características tais como a redução no tempo de construção, durabilidade, aspectos relacionados à sustentabilidade, produtividade e qualidade e, por fim, minimização na perturbação ao meio ambiente.   

CT: Quais as diferenças entre pré-moldados e pré-fabricados?

MKED: O concreto pré-moldado é caracterizado como um processo de construção em que a obra, ou parte dela, é moldada fora do seu local de utilização definitivo. Já o concreto pré-fabricado é um método industrial de construção em que os elementos fabricados, em grandes séries, por métodos de produção em massa, são montados na obra, mediante equipamentos e dispositivos de elevação. 

O concreto pré-fabricado estaria relacionado com a industrialização da construção. Cabe destacar que, na NBR 9062:2017, é feita uma distinção entre elemento pré-fabricado e elemento pré-moldado diferente com base no controle de qualidade da execução do elemento. 

Com o concreto pré-fabricado pode-se tirar maior proveito da técnica do CPM, por exemplo, o emprego de concreto de maior resistência, a mecanização da produção, emprego de concreto protendido com aderência inicial. 

No título do livro usa-se o termo concreto pré-moldado por ser o termo mais geral, para contemplar as situações compreendidas desde a racionalização da construção até a industrialização da construção

Pontes de concreto pré-moldado são tema de novo livro de Mounir Khalil El Debs

Pontes de concreto: com ênfase em elementos pré-moldados é a nova obra de Mounir Khalil El Debs, também autor de Concreto pré-moldado

Essa obra, dividida em três partes, aborda com detalhes, casos reais e exemplos numéricos, além de cálculos, ilustrações e explicações passo a passo sobre a aplicação de elementos pré-moldados na construção de pontes de concreto. 

O livro conta ainda com diversos apêndices de autoria de El Debs com a contribuição de outros docentes especializados na área de elementos pré-moldados visando enriquecer ainda mais o conteúdo disponibilizado. Pontes de concreto: com ênfase na aplicação de elementos pré-moldados pode ser adquirido na livraria técnica Ofitexto na versão impressa.