“Nunca se baseie num método só para dimensionar pavimentos de concreto”, diz Jary de Xerez Neto

O autor falou com o Comunitexto sobre seu novo livro, “Pavimentos industriais em concreto“, lançado em 2023

Em 2023, chegou à Oficina de Textos a obra Pavimentos industriais em concreto, de Jary de Xerez Neto, que também é autor do sucesso Estruturas metálicas.

Diferente de seu primeiro livro lançado com a editora, nessa nova obra o autor se debruça sobre os métodos de dimensionamento de pavimentos rígidos, mostrando documentos, especificações técnicas e memoriais descritivos de projetos com essa tecnologia. Além disso, aborda as patologias do pavimento de concreto, para auxiliar o engenheiro a identificá-las e evitá-las ainda na fase de projeto.

Para esmiuçar ainda mais o conteúdo do livro, o Comunitexto entrevistou o prof. Jary sobre os destaques e público-alvo da obra. Confira a seguir!

1. Quais os pontos de destaque da obra Pavimentos industriais em concreto?

Primeiro destaco a tecnologia do concreto. No livro, ensino como calcular o traço do concreto levando em conta o slump, abatimento, diâmetro da brita, classe de cimento, o desvio padrão com base na qualidade que será oferecida pela equipe de obra etc. Apresento um método de calcular o traço do concreto calcado inteiramente na tecnologia do concreto, sem empirismo.

Outro ponto de destaque são os métodos. Nunca se baseie num método só para dimensionar pavimentos de concreto; sempre utilize vários métodos. No livro, trago cerca de sete métodos: entre eles, merecem destaque o método de Westergaard, as cartas de Pickett e Ray, o de Meyerhof e o de Palmgren-Miner. Eu ensino, através desses métodos, como dimensionar o pavimento de concreto com base nas cargas dinâmicas, advindas de caminhões, empilhadeiras, vans, ônibus, carretas; nas cargas montantes, como as advindas de estanterias; e nas cargas estáticas, que são aquelas que se apoiam diretamente sobre o piso de modo inerte.

Um terceiro ponto de destaque são os projetos. Nesse livro, trago os sete maiores projetos que desenvolvi ao longo da minha carreira, todos aplicados para a Petrobras. Eu trouxe essa ciência para a companhia, de como dimensionar o pavimento sem gerar fissuras nem trincas, e, através dela, até hoje meus relatórios permanecem lá como fonte de consulta. Por isso, no final do livro, trago o modelo de memorial descritivo completo de projeto, muito útil para quem atua na área de licitação de projetos, ou para quem está fazendo o projeto e liberando para o cliente. Nesse memorial, ensino a descrever a obra de pavimento industrial em concreto, a introdução, o objetivo, como trazer as características, descrever as fotos, o que exigir no memorial descritivo para que a empresa terceirizada não falhe.

Além desses pontos, trago muita coisa da Mecânica dos Solos, por exemplo, como calcular a tensão ao longo de qualquer profundidade do maciço do solo, pelo método do ábaco de Fadum, muito usado na Mecânica dos Solos, e como comparar essas tensões em cada ponto do maciço do solo com as tensões obtidas no seu relatório de sondagem. Aliado ao SPT e ensaios de sondagem, também apresento uma análise de Fck recebido na obra, como interpretá-lo e quais ações podem ser feitas.

2. A quem o livro se destina?

Destaco primeiramente os alunos e alunas e os profissionais recém-formados do curso de Engenharia Civil, pois o foco é a linguagem, voltada praquele está começando, que precisa de mais cuidado na escrita para aprender. Engenheiros com mais experiência também conseguirão desfrutar da obra. Além disso, os arquitetos são bem-vindos, pelo memorial descritivo, muito útil, e pela tecnologia do concreto, visto que arquitetos estão aptos a acompanhar e fiscalizar algumas obras. O livro como todo é mais focado ao engenheiro civil, seja calculista, projetista ou de obra. Mais do que isso, com o conhecimento desse livro, é possível transformar um desenhista, que só recebe as informações detalhadas e faz desenhos no AutoCAD, em um projetista de pavimento de concreto em uma a duas semanas no máximo, com toda a tranquilidade e garantia.

3. O leitor que adquirir a obra tem acesso a mais de 130 páginas de material complementar, além do livro. O que é abordado nesse material?

Nesse eBook complementar, o leitor receberá cinco projetos completos de pavimentos aplicados a obras industriais, obras portuárias, com todos os detalhes das plantas gerais (plantas de locação) e recortes ampliados de cada área do pavimento e ainda as placas de pavimentos ampliadas. Além disso, apresento cortes, detalhes de armação, lista de materiais, fotos da obra e o dimensionamento passo a passo de cada um dos cinco projetos.

Essas 130 páginas complementares foram um presente meu para o leitor e a leitora que fiz questão de incluir, com todo o carinho e todo o esmero.

Planta baixa geral do pavimento rígido no entorno da edificação (Imagem retirada do material complementar do livro Pavimentos industriais em concreto. Todos os direitos reservados) 

Confira a entrevista na íntegra no nosso canal do YouTube!


Para o passo a passo do dimensionamento de pavimentos industriais em concreto, adquira o seu exemplar em nossa livraria on-line

Capa de Pavimentos industriais em concreto.