Professor Jaime Marzionna fala sobre o projeto geotécnico das fundações e os tipos mais usados
Exemplo de fundação por estacas (Foto: divulgação)
A solução de fundação é sempre uma composição entre técnica e recurso. Os profissionais sempre buscam aquela que tecnicamente é a mais adequada e a mais barata. Entre os tipos de fundações, é possível escolher entre a fundação rasa e a fundação por sapatas para estruturas de grande porte.
Tudo depende da combinação da carga, da estrutura e da característica do subsolo. Segundo especialistas, não há uma predefinição do uso de determinada fundação que para certa estrutura só vale um tipo de fundação. Mas como definimos um projeto geotécnico?
“Toda estrutura precisa de uma fundação, que é justamente o elemento que faz a ligação entre a estrutura e o terreno. A solução mais barata é aquela em que você consegue apoiar a sua fundação nas camadas superficiais do terreno, que exigem menos escavação e executivamente são mais simples. Então, a primeira solução de fundação que sempre é pensada para qualquer tipo de obra é a fundação direta”, afirma Jaime Marzionna, o ex-presidente do Núcleo São Paulo da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica).
Tipos de fundações
Embora seja a mais utilizada pelos engenheiros, a fundação direta não é a única opção desses profissionais. Na realidade existem duas grandes famílias de fundação: as fundações rasas, na qual a direta é parte integrante, e as fundações profundas. Qual a diferença entre elas?
“As fundações rasas são utilizadas quando os terrenos superficiais possibilitam a você aplicar a carga da estrutura diretamente nessas camadas superficiais. Quando as camadas superficiais do terreno não são adequadas para suportar essa carga a gente vai buscar camadas mais profundas para suportá-la, e aí se utiliza o que chamamos de fundações profundas, e as mais comuns são as estacas. Existem outros tipos de fundações profundas, mas as mais comuns são as de estacas”, explica o Prof. Jaime.
Tudo a ver
Está disponível em nosso site a gravação da palestra Fundações diretas: projeto geotécnico e aspectos construtivos. Nela, o Professor Jaime Marzionna apresenta os seguintes pontos:
- Tensão admissível do terreno e tensão de projeto
- Cargas permanentes e carregamentos excepcionais tipo vento e sobrecargas
- Tipos de recalques e suas avaliações
- Comentários sobre projeto geométrico
- Escavação do terreno de apoio
- Inspeção e liberação do terreno de apoio
- Cuidados executivos
Para saber mais
Fundações diretas contempla os conceitos de forma didática, mostra vários exercícios resolvidos, e culmina com dois casos de projeto de fundações – por sapatas e por tubulões. A obra tem o propósito de ser livro texto de graduação.