Os problemas em obras subterrâneas

O Prof. Dr. Roberto Kochen falou sobre como elaborar uma construção de túneis isenta de desastres e como mitigar os impactos de obras subterrâneas no meio ambiente

Entrevistamos o Prof. Dr. Kochen para saber um pouco mais sobre os riscos que permeiam as obras subterrâneas e o que fazer para evita-los. O professor apresentou em agosto a palestra Acidentes em túneis, que está disponível para compra em nosso site. Confira a seguir o bate papo!

Imagem da construção de um túnel, um dos tipos de obras subterrâneas. Na foto, andaimes, caminhões e operários estão trabalhando na parte elétrica da obra, com cabos sendo posicionados.

Segundo o Dr. Kochen, “túneis resultam em impacto ambiental menor do que cortes, aterros, valas e obras equivalentes, pois o volume de escavação e movimentação de solos e rochas é menor que nas alternativas citadas” (Fonte: Diário do Grande ABC)

Comunitexto (CT): Quais os principais problemas encontrados em obras de túnel? São esses mesmos problemas que resultam na maioria dos acidentes?

Roberto Kochen (RK): São vários problemas destacando-se a falta de investigações geológicas geotécnicas, estudos geológicos incompletos ou falhos, a não previsão de anomalias geológicas, os métodos construtivos inadequados ou falhos, a não observância do projeto ou de princípios de projeto/construção de túneis, e outros aspectos correlatos.

CT: Quais as condições necessárias para uma construção isenta de desastres?

RK: Investigações geológico-geotécnicas detalhadas e adequadas para previsão de características e anomalias ao longo do traçado do túnel, modelo geológico-geotécnico preciso e adequado ao método construtivo, projeto básico e executivo bem detalhado por empresa experiente e capacitada, instrumentação adequada para monitorar o comportamento da escavação do túnel, e acompanhamento técnico diário da escavação, com mapeamento e análise das condições encontradas face ao projeto e a instrumentação, com intervenção rápida para corrigir eventuais desvios construtivos antes que se tornem acidentes.

CT: Com recursos tecnológicos avançados para a construção de túneis, é possível garantir 100% de eficiência e segurança da obra?

RK: Faço sempre uma analogia com aviação, em que, por mais moderno e avançado que seja o avião, sempre haverá uma possibilidade, ainda que baixa, de ocorrerem acidentes. Em túneis a situação é similar, e naturalmente deve-se buscar o melhor da técnica. Ainda assim, sempre haverá uma pequena margem de risco, residual, de ocorrerem imprevistos e acidentes.

CT: A construção de túneis pode causar grande impacto no meio ambiente. Quais medidas as empresas e os profissionais devem aderir para mitigar os efeitos negativos e proteger o bem natural?

RK: Túneis resultam em impacto ambiental menor do que cortes, aterros, valas e obras equivalentes, pois o volume de escavação e movimentação de solos e rochas é menor que nas alternativas citadas. O impacto em geral está limitado aos emboques e desemboques, e aí é possível projetar contenções minimizando o volume de escavação e o consequente impacto ambiental.


Para saber mais

Adquira o talk Acidentes em túneis, em que o Prof. Roberto Kochen apresenta estudos de casos de acidentes em túneis, métodos de análise de estabilidade de escavações subterrâneas, acidentes ocorridos em todo o mundo nas últimas décadas, e procedimentos de projeto, construção e monitoração para evitar acidentes, prejuízos e perdas humanas.

Capa do talk Acidentes em túneis.