O engenheiro Jarbas Milititsky expõe os desafios para solucionar as patologias de fundações mais recorrentes
Patologias de fundações podem ocorrer ou ser originadas em diversas etapas de concepção e implantação das fundações, como: caracterização do comportamento do solo; análise e projeto das fundações; execução das fundações; eventos pós-conclusão das fundações; degradação dos materiais das fundações.

(Fonte: Antonio Gravante/shutterstock.com)
Em entrevista dada à equipe do Comunitexto, o engenheiro Jarbas Milititsky, que há anos atua nas áreas de investigação geotécnica, fundações e contenções, comentou os problemas decorrentes dos tipos de patologias mais comuns em fundações, assunto de palestra realizada com a Oficina de Textos.
“Na realidade, a questão de patologia de fundações costuma ocorrer ou ser originada em diferentes etapas da vida de uma fundação, mas a ideia da palestra é dar um panorama. A grande contribuição será mostrar as fases em que os problemas costumam ser originados, mostrando esses problemas e elencando os desafios para as melhorias ou os bons procedimentos para evitar que aquilo aconteça”, explica o autor-consultor.
Com experiência em projetos industriais, estruturas especiais e reforço de fundações de prédios históricos, ele não pensa em simplesmente limitar-se a dizer “aqui aconteceu um problema dessa natureza e a origem foi essa”.
“Se a contribuição fosse essa ficaria muito limitada, por isso optamos por uma exposição mais abrangente do ponto de vista de cada etapa da vida da obra ou da etapa de uma implantação de uma fundação, começando com a investigação do subsolo, passando pela questão de análise de projetos, depois a questão da execução, os eventos pós-conclusão da fundação. Também vamos apresentar alguns problemas e dizer que, para que esses problemas sejam evitados, é importante a adoção de certos procedimentos ou filosofia de encaminhamento da solução”.
Para saber mais
Em Grandes escavações em perímetro urbano, Jarbas Milititsky explica quais as condicionantes a serem consideradas no projeto, como características do solo, nível freático, condições das edificações vizinhas e contaminação do solo, indicando as técnicas e procedimentos recomendados para a obtenção e análise de dados, cálculo das estruturas de contenção e acompanhamento de deslocamentos.
Fique de olho em nosso blog para as próximas palestras ou reprises de webinars com o autor!