Uma usina hidrelétrica é composta, basicamente, pelos seguintes componentes:
• uma barragem, que fecha o rio para criar a carga hidráulica;
• um vertedouro, para extravasar as vazões que excedem as que são turbinadas;
• uma estrutura de tomada de água, um conduto forçado e uma casa de força (que abriga o conjunto turbina-gerador);
• um canal de fuga, pelo qual se restitui a água turbinada ao leito natural do rio, constituindo o circuito hidráulico de adução e geração.
Vertedouro da UHE de Tucuruí
A montante da tomada de água, tem-se um canal de adução, que pode incorporar uma câmara de desarenação, uma câmara de carga e, eventualmente, um sangradouro lateral, dependendo das condições locais e de cada projeto.
Entre a tomada de água e a casa de força, normalmente há um conduto forçado, que pode ser incorporado às estruturas de concreto. Pode também existir um túnel de adução e uma chaminé de equilíbrio. São várias as alternativas possíveis para serem analisadas em cada situação.
Mais estruturas
Outros componentes fazem parte do conjunto de obras que não dizem respeito à geração de energia, como escada para peixes e eclusas de navegação, quando os estudos e projetos determinarem a necessidade de algumas delas.
Os tipos de arranjo geral das obras dos empreendimentos hidrelétricos dependem das características topográficas e geológico-geotécnicas de cada local de implantação.
Esses arranjos variam muito se o local é em planície, em vale medianamente encaixado ou em vale totalmente encaixado.
Quanto aos equipamentos, além do conjunto turbina-gerador, citam-se os sistemas e equipamentos auxiliares (mecânicos e elétricos), os barramentos blindados, os transformadores, as subestações e a linha de transmissão.
Saiba mais sobre componentes de uma usina hidrelétrica
De autoria de Bruno Oliveira, conforme o prefácio da obra, Conhecendo os componentes de uma usina hidrelétrica submete ao leitor, de forma geral e objetiva, a familiarização, via fotos e explicações, dos típicos arranjos, componentes e obras hidráulicas usualmente utilizados em hidrelétricas; também apresenta as possíveis práticas adotadas para as obras destes componentes no circuito de geração.
Relativamente aos projetos é necessário salientar que, em casos importantes, devem ser verificados via modelo hidráulico reduzido para sinalizar a solução empregada, entre outras investigações de campo e laboratório.
Não obstante são apresentadas algumas formulações de dimensionamento; trata-se de indicações do MME e da Eletrobrás, para uma primeira ideia. Os projetos devem ser desenvolvidos por especialistas experientes de distintas áreas de conhecimento, pois se trata de obras complexas, de grande responsabilidade.
Confira a degustação da obra aqui!
Capa do livro “Conhecendo os componentes de uma usina hidrelétrica”, publicação da Editora Oficina de Textos