Publicado em 2022 pela Oficina de Textos, Vidro plano para edificações, de autoria de Fernando Simon Westphal, é fruto de uma interação iniciada em 2009 do autor com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). Fernando Westphal participou como consultor em diversos projetos de edifícios no País que tiveram o nível de eficiência energética comprovado por programas de certificação e etiquetagem.
Muitos desses projetos, principalmente localizados em São Paulo, foram desenvolvidos por escritórios de arquitetura nacionais e possuem as fachadas dos edifícios inteiramente revestidas de vidro plano. Tais soluções são muito questionadas na comunidade acadêmica, discutindo-se a aplicabilidade desses projetos em climas quentes.
“Comecei a explorar melhor o desempenho térmico de soluções arquitetônicas com fachadas envidraçadas, procurando responder à pergunta: é possível produzir edificações inteiramente envidraçadas no Brasil sem impacto significativo no conforto interno e no consumo de energia?”, diz o autor no prefácio da obra. Ele, então, resolveu investigar a questão e transformar a resposta em livro.
A finalidade desta obra é apresentar os conceitos básicos sobre as propriedades do vidro plano, seus diferentes tipos e seus critérios de segurança e de desempenho térmico, lumínico e acústico, consolidando recomendações gerais para o correto uso do vidro em edificações com ênfase no conforto ambiental e na eficiência energética.
O manual consiste na compilação e no tratamento de informações disponíveis nos catálogos dos fabricantes de produto, com o objetivo de uniformizar conceitos. O primeiro capítulo apresenta um breve histórico sobre o surgimento e os processos de fabricação do vidro. Na sequência, são apresentados os diferentes tipos de vidro, os requisitos de segurança e os critérios de desempenho, conforto ambiental e eficiência energética. O penúltimo capítulo resume as informações técnicas apresentadas ao longo do texto, procurando oferecer ao leitor um guia de aplicação prática do vidro plano em edifícios. Por fim, apresenta-se a lista de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao uso de vidro plano em edificações.
“Esperamos que este texto seja o ponto de partida para o estudo da aplicação de vidros planos em projetos de arquitetura, servindo de material de consulta básica para profissionais e estudantes”, finaliza Fernando Westphal antes de introduzir o assunto do livro.
Vidro plano para edificações disponível na livraria Ofitexto
Garanta já o seu exemplar!