Saiba como aplicar vidro plano em projetos de edifícios com livro de Fernando Westphal

“Vidro plano para edificações” foi lançado em 2022 pela Oficina de Textos. Saiba mais!

Publicado em 2022 pela Oficina de Textos, Vidro plano para edificações, de autoria de Fernando Simon Westphal, é fruto de uma interação iniciada em 2009 do autor com a Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro). Fernando Westphal participou como consultor em diversos projetos de edifícios no País que tiveram o nível de eficiência energética comprovado por programas de certificação e etiquetagem.

Muitos desses projetos, principalmente localizados em São Paulo, foram desenvolvidos por escritórios de arquitetura nacionais e possuem as fachadas dos edifícios inteiramente revestidas de vidro plano. Tais soluções são muito questionadas na comunidade acadêmica, discutindo-se a aplicabilidade desses projetos em climas quentes.

“Comecei a explorar melhor o desempenho térmico de soluções arquitetônicas com fachadas envidraçadas, procurando responder à pergunta: é possível produzir edificações inteiramente envidraçadas no Brasil sem impacto significativo no conforto interno e no consumo de energia?”, diz o autor no prefácio da obra. Ele, então, resolveu investigar a questão e transformar a resposta em livro.

A finalidade desta obra é apresentar os conceitos básicos sobre as propriedades do vidro plano, seus diferentes tipos e seus critérios de segurança e de desempenho térmico, lumínico e acústico, consolidando recomendações gerais para o correto uso do vidro em edificações com ênfase no conforto ambiental e na eficiência energética.

O manual consiste na compilação e no tratamento de informações disponíveis nos catálogos dos fabricantes de produto, com o objetivo de uniformizar conceitos. O primeiro capítulo apresenta um breve histórico sobre o surgimento e os processos de fabricação do vidro. Na sequência, são apresentados os diferentes tipos de vidro, os requisitos de segurança e os critérios de desempenho, conforto ambiental e eficiência energética.

O penúltimo capítulo resume as informações técnicas apresentadas ao longo do texto, procurando oferecer ao leitor um guia de aplicação prática do vidro plano em edifícios. Por fim, apresenta-se a lista de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) relacionadas ao uso de vidro plano em edificações.

“Esperamos que este texto seja o ponto de partida para o estudo da aplicação de vidros planos em projetos de arquitetura, servindo de material de consulta básica para profissionais e estudantes”, finaliza Fernando Westphal antes de introduzir o assunto do livro.

Vidro plano para edificações disponível na livraria Ofitexto

Garanta já o seu exemplar!

Capa do livro “Vidro plano para edificações”, publicação da Editora Oficina de Textos

Capa do livro “Vidro plano para edificações”, publicação da Editora Oficina de Textos