Usinas Hidrelétricas: 4 perguntas para Geraldo Magela Pereira

Engenheiro Civil com mais de 40 de experiência, Geraldo Magela Pereira falou ao Comunitexto sobre a produção de energia em usinas hidrelétricas, as funções de um vertedouro e explicou o que é a AAI

Imagem de água vertendo de uma usina hidrelétrica.

Vertedouro UHE Tucuruí (Imagem: Youtube)

Comunitexto (CT): Quais são as vantagens da construção de usinas hidrelétricas?

Geraldo Magela Pereira (GMP): É uma energia limpa e barata quando comparada à energia das usinas térmicas. A principal desvantagem é que o processo de construção “inunda” grandes áreas. Mas os reservatórios, além da beleza cênica, têm utilidades múltiplas que têm muito valor: para abastecimento público de água, para a irrigação de extensas áreas secas, para a navegação e para o turismo.

CT: Como é produzida energia em hidrelétricas?

GMP: A energia hidrelétrica é produzida a partir da energia potencial do reservatório (H) e das vazões médias do rio. Essa energia H provoca a rotação do conjunto turbina-gerador que produz a energia elétrica.

CT: Qual a função do vertedouro? Existem diferentes formas de ele ser incorporado a uma barragem?

GMP: A função do vertedouro é de garantir a segurança da barragem, extravasando as vazões extremas que ocorrem nos períodos de chuvas e enchentes – no verão de cada ano hidrológico. Em vários empreendimentos, os vertedouros fazem parte das estruturas principais de barramento (Itaipu, Tucuruí, Balbina, São Simão, Sobradinho, Itaparica, Jupiá etc.). Em outros, os vertedouros são colocados nas ombreiras (Açu, Emborcação, Peixoto-M. de Moraes, Serra da Mesa etc.), não fazendo parte do barramento principal.

CT: O que é Avaliação Ambiental Integrada? Quais suas orientações?

GMP: AAI, como o próprio nome diz, é o o estudo de avaliação de todos os possíveis impactos ambientais provocados pela inserção de um aproveitamento hidrelétrico numa determinada bacia hidrográfica, bem como das medidas mitigadoras desses impactos. As orientações de uma AAI englobam a redução e a recuperação das áreas afetadas pelo empreendimento, minimizando os impactos sobre os meios físico, biótico e socioeconômico.

Leia também

Projeto de usinas hidrelétricas: Entrevista com o autor

O desenvolvimento das hidrelétricas – eventos marcantes

Benefícios ambientais das Hidrelétricas


Para saber mais

Quer saber mais sobre as hidrelétricas? Confira a obra Conhecendo os componentes de uma usina hidrelétrica, de Bruno Oliveira, disponível na livraria Ofitexto!