Waldemar Hachich: a engenharia geotécnica brasileira perde um grande nome

O engenheiro geotécnico Waldemar Hachich atuava nas áreas de métodos analíticos, numéricos e probabilísticos em Geomecânica, e em riscos, confiabilidade e decisões em Engenharia Geotécnica. Hachich faleceu em 13 de setembro, em São Paulo. Coeditor e coautor do livro Fundações: teoria e prática, já em sua terceira edição, atuou tanto na indústria quanto na academia.

Foto de Waldemar Hachich, homem branco, com cabelo grisalho e de terno social preto, sorrindo para a foto.

O engenheiro fundou as empresas Interact e Geoexpert. Nesta última, atuou na consultoria geotécnica e no desenvolvimento de softwares. Foi também presidente da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) entre 2001 e 2004, e presidente do Comitê Técnico Geo-Engineering Education da Associação Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE).


Waldemar Hachich era engenheiro civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Engenharia de Estruturas também pela USP e doutor em Engenharia Geotécnica pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Querido e admirado por alunos e colegas, era professor titular da Escola Politécnica da USP.