A importância do agronegócio brasileiro

Oficina de Textos tem mais de 500 títulos do setor que mais cresce no País

Getúlio Vargas, durante o seu governo, disse: “O Brasil é o celeiro do mundo”. O político não estava errado e a frase acabou se espalhando pelo mundo. Desde 2010, somos o terceiro maior produtor e exportador agrícola do mundo. Estamos atrás apenas dos Estados Unidos e da União Europeia e o nosso diferencial é que ainda temos potencial de crescimento.

A China importa cada vez mais a nossa soja brasileira e a União Europeia aparece como o segundo maior parceiro comercial. Milho, pecuária, café, suínos, aves e frutas são alguns dos destaques.

Mas nem só de exportação vive o País; a agricultura familiar também ajuda a alimentar o mercado interno. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que 80% de toda a comida do planeta venha desse tipo de produção. E temos muitos produtores, o Censo Agropecuário de 2017 identificou 5,07 milhões de estabelecimentos rurais. 

E o que isso representa para a economia? De acordo com o Ministério da Agricultura, a soma de bens e serviços gerados pelo setor ultrapassa os 30% do Produto Interno Bruto (PIB). A estimativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) é que, neste ano, o resultado do agronegócio pode ser até 5% maior. 

É importante salientar também que o agronegócio é fonte de renda e gera empregos. Em plena pandemia, em 2020, foi o setor que mais apresentou oportunidades. 

Mas como alcançamos esses resultados e esse espaço na produção mundial? Além de termos área e solo fértil nas cinco regiões do País, somos referência também em tecnologia e pesquisa, o que ajuda, a cada safra, o aumento de produtividade em diversas culturas.

Tudo isso mostra que a agropecuária é um importante setor de estudos e negócios. A Oficina de Textos sabe que a leitura, além de conhecimento, desenvolve habilidades e por isso investe no tema.

É preciso cada vez mais investir em qualificação e informação. Temos mais de 500 títulos ligados ao agronegócio, leituras fundamentais para pesquisadores, professores, alunos, agrônomos, extensionistas rurais, gestores e diversos profissionais da área.

Nas próximas publicações, vamos explorar alguns dos nossos títulos, mas já podemos adiantar que agora em março temos um lançamento: Soja: do plantio à colheita. Em breve você vai acompanhar uma entrevista com um dos autores, mostrando um pouco da história da oleaginosa e todos os caminhos da cadeia produtiva, desde o preparo do solo e plantio, época de semeadura e população de plantas, adubação, rotação e sucessão, irrigação e colheita.

Capa de Soja: do plantio à colheita.

Você pode comprar no nosso site ou direto na nossa livraria física que está de portas abertas na capital paulista. Venha nos fazer uma visita!