A pesquisa, de autoria da Rede de Agricultura de Precisão da Embrapa, foi realizada em sistemas on farm da cultura de algodão no Mato Grosso, visando o uso racional de insumos através da aplicação de taxas variadas adequadas a cada faixa do cultivo. Usando o sistema de gerenciamento agrícola para coletar dados exatos da área de cultivo, com métodos já consolidados, como o analisador granulométrico e o uso de veículos aéreos não tripulados, os pesquisadores definiram as parcelas virtuais georreferenciadas e, em sequência, a aplicação dos insumos correta para cada uma.
Segundo os pesquisadores, a produtividade média final dos cultivos cresceu de 11% a 13%, enquanto o uso dos insumos caiu em 20%. Sendo a cultura de algodão particularmente exigente de investimentos de produção sem garantia de retorno e o gasto com alguns insumos, como o regulador de crescimento, uma preocupação dos agricultores, o aumento na produtividade acompanhado da economia no uso dos insumos representa um grande ganho da pesquisa para a comunidade agrícola.
Até o final do ano, o projeto objetiva encerrar sua terceira fase: a elaboração de modelos de aplicação das tecnologias AP utilizadas no experimento que possam ser entregues e utilizados em outros sistemas de cultivo de algodão em todo o Brasil.
A descrição completa do experimento está no portal da Embrapa.