Agricultura digital: segunda edição é novidade na Ofitexto

Obra pioneira na literatura relacionada ao campo da agronomia, a segunda edição de Agricultura digital é novidade na livraria técnica Ofitexto. Sob a organização de Aluízio Borém, Daniel Marçal de Queiroz, Domingos Sárvio M. Valente e Francisco de Assis de Carvalho Pinto, o livro tem o objetivo de apresentar os avanços da tecnologia e as infinitas possibilidades que estes oferecem ao setor.

Imagem de um robô passando pelas plantas de milho.

Robô navegando sobre dossel de milho. Fonte: Steve Long (CC BY 2.0, https://flic.kr/p/Ef31ia)

O livro aborda o uso das novas tecnologias, como os drones que se utilizam de sensores remotos (LiDAR), o processamento de dados e a Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), e apresenta de que forma essas novidades podem representar uma chamada Nova Revolução Verde para a agricultura. 

Agricultura digital anuncia uma nova Revolução Verde

Para Aluízio Borém, um dos organizadores de Agricultura Digital, a transformação pela qual a agricultura tem passado, com o objetivo principal de atender às demandas da população mundial por alimentos, representa o que tem se chamado de Nova Revolução Verde. 

O engenheiro agrônomo explica que, ao longo da história da agricultura, esta passou por quatro fases facilmente identificáveis: 

  • Agricultura rudimentar ou 1.0;
  • Agricultura mais tecnificada ou 2.0;
  • Agricultura 3.0, com aplicação de técnicas de melhoramento;
  • Agricultura digital ou 4.0. 

Esta última fase, que começa a despontar com o maior uso de produtos biológicos e a inclusão de novas espécies nas lavouras, vem acompanhada da adoção da tecnologia da informação pelas indústrias, que promoveu uma modernização nos processos. 

O uso de mecanismos de monitoramento, como drones, robôs, radares e sensores remotos, que tem sido adotado pelas indústrias agrícolas criou novas formas de organizar a produção e otimizar as operações, a fim de oferecer meios mais eficazes para atender às demandas dos consumidores. 

Agricultura digital aborda o uso das novas tecnologias e os conceitos básicos da aplicação das geotecnologias e do geoprocessamento no campo. 

Nova edição de Agricultura digital chega à Ofitexto

Publicado pela primeira vez em 2020, Agricultura digital é uma obra inédita na área da agricultura chega à segunda edição em nova casa editorial com conteúdo atualizado.

O livro é dividido em 17 capítulos que abordam de forma detalhada as evoluções mais recentes das tecnologias de processamento e transmissão de dados, monitoramento e inteligência artificial voltadas para a otimização dos processos agrícolas. 

Totalmente ilustrado, com a presença de tabelas, mapas e gráficos que contribuem para a compreensão do material apresentado, Agricultura digital se propõe a ser um guia completo sobre as mais recentes e constantes transformações em curso no campo e suas implicações na produção, coleta e análise de dados e na otimização de processos agrícolas.

Capa de Agricultura digital.

Por fim, Agricultura digital apresenta o estudo do caso da SLC Agrícola, que teve resultados positivos a partir da adoção das tecnologias de uso de dados aplicadas à agricultura. A obra conta, também, com um glossário que visa esclarecer os principais termos relacionados a essa área.